Demorou, mas mesmo de pois de 19 anos a IAAP (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, ou simplesmente Gripe Aviária, foi finalmente detectada em um criatório comercial no Brasil. Embora a doença já tivesse sido dectectada em aves de vida livre no Brasil, esse foi o primeiro caso confirmado em um criatório comercial e acente o alerta para o desafio sanitário que o mundo todo vem enfrentando há muitos anos e que agora bate à nossa porta.
A identificação de casos de gripe aviária de alta patogenicidade em um criatório no Rio Grande do Sul não é motivo de desespero, pois esse é um caso pontual e todas as medidas de contenção estão sendo rigorosamente seguidas. Apesar de notícias alarmistas de alguns jornais não especializados, especialistas alertam que o desafio sanitário é sério, mas o sistema brasileiro de sanidade animal é dos mais eficientes do mundo e todas as medidas estão sendo tomadas para minimizar as chances de dispersão do vírus por outras regiõs.
O que é a IAAP?
A Gripe Aviária de Alta Patogenicidade é uma doença viral altamente contagiosa que acomete as aves, mas cujo vírus já foi isolado em outros animais. O contário de seres humanos não é comum e não há descrições de contaminação entre seres humanos, apenas de aves para seres humanos.
Mas se aves podem transmitir a doença para seres humanos, isso represnta um risco para a população?
Não, pois o hábito do brasileiro em relação às aves não o colocam em mesmo nível de exposição que populações de países que tem o hábito de trazer as aves para dentro de casa para lhes aquecerem nas noites frias. No Brasil, se a galinha vem para dentro de casa ela já vem acompanhada de pequi ou assafrão?
O brasileiro comum pode ficar tranquilo em relação a essa doença, já os avicultores podem ficar alertas, pois há uma espectativa de queda bastante acentuada nos preços pagos pela carne de frango.
Com o sinal de alerta sanitário acionado, o Brasil demandará atenção para além das medidas de contenção dos riscos da doença, mas também para conter os impactos econômicos gerados com preocupações infundadas a respeito da doença.
O rigor das medidas de contenção para o caso é devido aos riscos que esse vírus traz para o sistema de produção avícola de todo o país, pois uma vez uma ave confirmada positiva em um plantel, por medidas de segurança, todo o plantel deve ser abatido. Por isso, evita-se a todo custo a dispersão desse vírus pelo mundo.
Avicultores e autoridades estão mobilizados para conter o avanço da doença e proteger a sustentabilidade de um dos pilares da economia brasileira. Mantenha-se atendo às principais notícias a respeito da saúde e produção animal do mundo aqui no Portal do Agro.