Portal do Agro
Destaque Notícias

Febre aftosa: Amapá ultrapassa meta nacional e vacina 96% de seu rebanho

O Governo do Amapá finalizou o levantamento de dados sobre a campanha de vacinação contra a febre aftosa 2017. Os números apontam que o estado ultrapassou a meta nacional, de 90%, e igualou, a princípio, o resultado da campanha de 2016, que foi de 96% de cobertura vacinal. Em números absolutos, os municípios Itaubal, Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari; além da região do Rio Araguari, fecharam em 100% de animais vacinados.

O diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), José Renato Ribeiro, destacou o empenho do governo junto aos produtores para que a campanha pudesse atingir as metas iniciais. “Nosso grupo trabalhou incansavelmente com os criadores para chegarmos a estes resultados, pois sabemos das dificuldades que enfrentamos no campo e somente com empenho de todos, conseguimos alcançar o objetivo planejado”, frisou.

Os criadores que ainda não vacinaram ainda podem realizar o procedimento. É preciso ir a uma unidade da Diagro e pedir autorização para comprar vacina. Assim, o produtor poderá vacinar e em seguida fazer a declaração, mas ele será multado por causa do atraso.

Quem fez a declaração parcial da vacinação é considerado inadimplente e não pode movimentar seus animais, ou seja, fica impedido de emitir a Guia de Transporte Animal (GTA). Outra preocupação da Diagro é com aproximadamente 3% dos produtores que não apresentaram nenhuma informação sobre a campanha de vacinação. “Nós vamos até esses produtores e, em caso de não terem vacinado, o estado faz a vacinação, mas o proprietário comprará a vacina, pagará um taxa de serviço e ainda será multado pelo órgão”, declarou o diretor-presidente da Diagro.

Dessa forma, o governo espera vacinar 98% do rebanho amapaense, ou até mesmo, sua totalidade, estimada em 340 mil cabeças, entre bovinos e bubalinos. “Sabemos que ainda temos muito serviço, mas certamente alcançaremos nossa meta. Os grandes criadores do Amapá já fecharam sua vacinação; o que temos agora são os pequenos produtores”, disse José Renato.

Amapá livre da aftosa com vacinação

O Amapá foi o último estado a ser certificado como livre da aftosa com vacinação, no dia 5 de dezembro, mas será um dos primeiros a ser reconhecido como área livre sem vacinação. Com a mudança de status sanitário e com a certificação internacional, o Amapá vai começar a exportar a carne com expectativa de negócios promissores.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Programa de gestão de fazendas tem aumento de 32% no faturamento na pandemia

Cleber Barbosa

Produção de silvicultura e extração vegetal registra queda de 6,2% no Amapá

Cleber Barbosa

Pecuária, pesca e aquicultura são atrações da Agropesc do município de Amapá

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies