Os dias de folia no Amapá serão debaixo de chuva, conforme a previsão do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa).
De acordo com o estudo, fevereiro será mais chuvoso que janeiro. São esperados 360 milímetros de chuva ao longo desse mês, o que é considerado um índice alto. Janeiro choveu 290mm na capital, o que ficou dentro do esperado que era 276 mm.
O meteorologista do Iepa, Jefferson Vilhena, explica que cada milímetro de chuva representa um litro de água por metro quadrado. Segundo ele, registro acima de 100 mm já é considerado muito chuvoso.
A preocupação é com as chuvas nas cabeceiras dos rios, pois, são estas que causam os transbordamentos, e consequentemente, os alagamentos em municípios. Vilhena destaca o instituto monitora diversas regiões do estado.
“As chuvas em cima dos municípios podem causar alagamentos temporários devido ao quantitativo de chuva e intensidade. Estamos registrando chuvas intensas e localizadas tanto na capital quanto em alguns interiores como Calçoene”, ressaltou.
Março mais chuvoso
O primeiro trimestre promete ser bastante chuvoso, ainda de acordo com a previsão do tempo. O NHMET informou que, em todo o estado, são esperados aproximadamente 410 mm de chuvas para março.