Portal do Agro
Governador do Amapá, Waldez Góes, na abertura da Feira | Fotos: Maksuel Martins
Destaque Notícias

Paralelamente à Feira Agropesc, município de Amapá recebe a 1ª TecnoAgro

Iniciou-se no fim de semana, a 1ª TecnoAgro em conjunto com a 26ª Expofeira Agropesc, no Parque de Exposições João Pompilho do município de Amapá, distante cerca de 300 quilômetros da capital amapaense. A programação prossegue até o dia 16 de dezembro, proporcionando entretenimento, geração de emprego e renda, fomentando a economia e, sobretudo, objetivando a transferência de tecnologia e conhecimento para os produtores, visando o desenvolvimento das potencialidades locais.

O Governo do Amapá investe cerca de R$ 700 mil para a realização do evento, que é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (Rurap), em parceria com a Prefeitura Municipal de Calçoene que garante contrapartida para a programação, e com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap). Órgãos federais, municipais e iniciativa privada também colaboram com o evento.

No fim da tarde de sábado, a tradicional Cavalgada abriu a programação. Foram mais de 40 animais que, conduzidos por seus donos, saíram da Praça Barão do Rio Branco e percorreram as ruas do município, rumo ao parque de exposições.

À noite ocorreu a abertura oficial do evento, prestigiada pelo governador Waldez Góes, acompanhado de membros de sua equipe de governo; além do prefeito do município de Amapá, Carlos Sampaio e seu secretariado; vereadores do município, senadores, dentre outras autoridades que também se fizeram presentes.

Góes enfatizou que este é um novo modelo de feira agropecuária que começa a ser executado no estado, que tem como principal objetivo a transferência de conhecimento e tecnologia para alavancar o potencial de cada região do território amapaense. O planejamento é que o evento chegue a todas as regiões do estado, bimestralmente, culminando na região metropolitana de Macapá, Santana e Mazagão.

O momento, pontuou o governador, não poderia ser mais propício, visto a recente certificação do Amapá como Estado Livre de Aftosa com Vacinação. “O município de Amapá é o berço da pecuária amapaense, e esse é o momento de pleitearmos novos horizontes para a produção pecuária do nosso estado. A TecnoAgro vem para somar com os produtores de diversos segmentos, mas neste município em específico, visando mais investimentos no rebanho para prepara-los aos mercados nacional e internacional, que em breve poderemos alcançar”, frisou Góes.

Dejaci Colares é criador de gado no município de Amapá. Para ele, o momento é de ver a produção local subir novos patamares. “A certificação tirou de nós o estigma de estado com risco para a exportação. Agora é mudarmos o modelo extensivo de criação que ainda há em algumas regiões do nosso município e aproveitar a oportunidade que nos está sendo dada, de acessar novas tecnologias para garantir a sanidade total de nosso rebanho e assim alçar voos mais altos. Estamos muito felizes!”, externou Colares.

O prefeito do município, Carlos Sampaio, mencionou que no Parque João Pampilho, foi concebido o primeiro bezerro por inseminação artificial do estado do Amapá. Ainda, destacou que a programação atrai o público local e também dos municípios vizinhos, como Pracuúba, Calçoene e Tartarugalzinho.

“Além de ser um mecanismo de qualificação de nossos produtores, o evento aquece a economia do município, atraindo visitantes, gerando emprego e renda. Vemos restaurantes e hotéis lotados, e a satisfação dos moradores em ver um evento desta magnitude acontecer. Serão oito dias de muito conhecimento e oportunidades”, salientou Sampaio.

O gestor da SDR, Robério Aleixo, enfatizou que a TecnoAgro tem como princípio a tríade: integração, produção e tecnologia. “Essa é a base para o desenvolvimento do nosso estado. Precisamos valorizar e relacionar os nossos recursos naturais com o sistema de desenvolvimento econômico do estado, fazendo valer a vocação de cada região. Este é o momento de aproximar ainda mais os produtores, agricultores, pecuaristas e todos da cadeia produtiva, aos órgãos públicos e privados, qualificando-os e os mostrando que expandindo, pensando diferente, é possível avançar cada vez mais”, destacou Aleixo.

 

Acompanhe mais registros fotográficos da feira no município de Amapá

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

FRAGILIDADES NAS APLICAÇÕES DAS NORMAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS

Redação Portal do Agro

Durante palestra na 22ª Agropesc, pesquisador dá dicas para iniciar na piscicultura

Redação Portal do Agro

Festival Brasil Sabor chega a 15ª edição e inova em formato híbrido

Cleber Barbosa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies