Portal do Agro
Insumos puxaram o resultado em dez meses. Desempenho mensal foi de alta de 0,96% | Foto: ISTOCK
Destaque Notícias

PIB do agronegócio acumula alta de 1,15% em dez meses, aponta CNA

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 1,15% de janeiro a outubro de 2019, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O segmento de insumos foi o principal responsável pela alta em 10 meses no ano passado, com expansão de 7,19%, puxado principalmente pelos defensivos, fertilizantes, rações e medicamentos, que aumentaram a produção e tiveram melhores preços e faturamento.

Também houve crescimento nos serviços (2,88%) e na agroindústria (2,76%). O setor primário (dentro da porteira) foi o único a ter queda (-4,96%) dentro da cadeia produtiva global do agronegócio.

Por ramo, o PIB da cadeia produtiva da pecuária teve elevação de 13,09% de janeiro a outubro de 2019, com alta em todos os segmentos: primário (13,94%), agroindustrial (11,54%), serviços (14,65%) e insumos (3,17%).

Já a agricultura recuou 3,24% no mesmo período, reflexo da queda nos segmentos primários (-13,79%) e serviços (-1,86%). Por outro lado, os insumos subiram 9,10%, resultado impulsionado por defensivos e fertilizantes.

Crescimento

O desempenho mensal do PIB do agronegócio global foi de 0,96% em outubro. Houve expansão nos segmentos de agrosserviços (1,22%), agroindustrial (1,06%) e primário (0,71%) e queda nos segmentos de insumos (-0,33%). A agricultura cresceu 0,51% e a pecuária, 2,11%.

 
 
DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Manejo alimentar de quelônios de água doce é tema de curso na Embrapa Amapá

Redação Portal do Agro

FRAGILIDADES NAS APLICAÇÕES DAS NORMAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS

Redação Portal do Agro

Pesquisa aponta caminhos para agropecuária do Brasil devido as mudanças climáticas

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies