Portal do Agro
Ariel Mendes, presidente da FACTA.
Destaque Notícias

FACTA PROMOVE SIMPÓSIO SOBRE CENÁRIO ATUAL DA INFLUENZA AVIÁRIA NO SIAVS 2024

No painel serão discutidos temas como ecoepidemiologia, rotas de contágio, contenção de casos e desenvolvimento de vacinas

No dia 7 de agosto, a Fundação de Apoio às Ciências e Tecnologias Avícolas (FACTA) organizará um extenso debate sobre o cenário global e as pesquisas relacionadas à Influenza Aviária, em simpósio realizado durante o Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS), evento que ocorre entre os dias 06 e 08 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

O painel, promovido pela FACTA, será apresentado no Auditório B e tem início previsto para as 9h, nesta edição o evento será dividido em dois blocos. O primeiro abordará o papel das aves migratórias e mamíferos marinhos na ecoepidemiologia da enfermidade, principais rotas na América do Sul, além das origens e contenções de casos na região. Especialistas como Jansen de Araújo (Universidade de São Paulo), Priscilla Prudente do Amaral (ICMBio) e Mário Sérgio Assayag (Aviagen) integrarão o painel.

No segundo bloco, a Chefe da Divisão de Gestão de Planos de Vigilância do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Daniela de Queiroz Baptista e o pesquisador Sjaak de Wit (Universidade de Utrech/Holanda) apresentarão experiências diferentes no enfrentamento da enfermidade, indo das lições aprendidas pelo Brasil sobre as ocorrências em aves silvestres e de fundo de quintal, chegando ao debate atual em torno do desenvolvimento de vacinas para a enfermidade. O debate ainda contará com a apresentação do professor associado da Universidade de Minnesota (EUA), Fábio Vanucci, que abordará o cenário atual da Influenza A (H5N1) no rebanho leiteiro dos Estados Unidos.

“A Influenza Aviária é uma das maiores preocupações para o setor avícola em todo o mundo. Discutir este tema é fundamental, pois a doença não só representa uma ameaça à saúde das aves, mas também tem implicações econômicas e de saúde pública. A prevenção e o controle eficazes são essenciais para proteger nossos plantéis, garantir a segurança alimentar e manter a confiança dos mercados internacionais. Ao trazermos a Influenza Aviária para o centro das discussões durante o SIAVS, podemos compartilhar conhecimentos, experiências e práticas bem-sucedidas, fortalecer nossas defesas contra surtos e promover políticas públicas mais robustas”, pontua o coordenador do simpósio e presidente da FACTA, Ariel Mendes.

As inscrições para as palestras do SIAVS já estão abertas. Preços e mais informações podem ser encontrados no site www.siavs.com.br.

Fonte: Attuale Comunicação

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Estudo do RURAP aponta parâmetros e projeta resultados do agronegócio no Amapá

Redação Portal do Agro

Produtor do Amapá tem até 30 de setembro para declarar o imposto rural

Redação Portal do Agro

Diretor de marketing da Rede Globo explica campanha “agro é tech, agro é pop”

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies