Portal do Agro
Colunistas Destaque Notícias

TARIFAÇO ENTRA EM VIGOR HOJE: Governo Americano tira 697 produtos da lista, mas o impacto ainda é gigante

A partir de hoje, 1º de agosto de 2025, entra em vigor a nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros que entram no país. A principal justificativa é o alinhamento político do Brasil com países de regimes com democracias rotas, o que acabou colocando o país no chamado “eixo das ditaduras” aos olhos do governo americano. Questões envolvendo perseguição política e censura por parte do judiciário e executivo brasileiro também foram anotadas como razões para a medida extrema do governo americano contra o governo brasileiro.

No entanto, após identificar que o tarifaço aos produtos brasileiros também impactaria o consumidor americano, a Casa Branca retirou 697 produtos dessa lista. Entre os produtos livrados da taxação estão o suco de laranja, petróleo e aviões. Analistas apontam que, apesar da pressão de congressistas americanos, o governo Trump só cedeu após lhe serem apresentados os impactos que as medidas teriam nas empresas americanas que dependem desses produtos e que acabariam arcando com o aumento de custos.

Para muitos setores do agronegócio brasileiro, essa exclusão traz alívio imediato, mas para outras, como o setor de carnes, o alerta continua ligado, pois esses produtos continuam sobretaxados pelo país, um dos principais destinos das nossas carnes. Outros setores, como o da indústria, principalmente metalurgia, têxtil e peças, seguem na lista e podem sentir os efeitos já nos próximos meses, com perda de competitividade, queda de exportações e risco de desemprego.

Autoridades brasileiras têm tentado contato com autoridades americanas para negociar a reversão ou mesmo a prorrogação do prazo para o tarifaço. Até mesmo o vice-presidente Geraldo Alckmin entrou em cena, mas a diplomacia brasileira de então está bem distante daquilo que já foi um dia, e até hoje nenhuma reunião entre as chancelarias foi realizada com esse intento. O Brasil se tornou um anão diplomático e quem sofre com isso é a economia do país, que já foi considerado o celeiro do mundo.

Por semanas, o governo americano vem alertando para os movimentos do governo brasileiro em direção à censura, perseguição política e alinhamento com ditaduras e, como não foi ouvido, Trump elevou o tom. O recado está dado: decisões de política externa podem virar problema real no bolso de produtores, indústrias e consumidores.

A lista completa com os produtos na lista de livres do tarifaço está disponível no site oficial do governo dos Estados Unidos.

https://www.whitehouse.gov/presidential-actions/2025/07/addressing-threats-to-the-us/

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Related posts

Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária se diz a favor da reforma da Previdência

Redação Portal do Agro

MÉXICO, AÍ VAMOS NÓS!

Marcus Rezende

MONITORAMENTO DE CERCA ELÉTRICA

Marcus Rezende

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies