Portal do Agro
Artigos Colunistas

MONITORAMENTO DE CERCA ELÉTRICA

Você já ouviu falar em MONITORAMENTO DE CERCA ELÉTRICA? Pois é isso mesmo! Em minhas pesquisas sobre novas tecnologias para pecuária, me deparei com uma plataforma que faz o monitoramento em tempo real do funcionamento das cercas elétricas em toda a propriedade. Tudo na palma da mão!

A tecnologia é da Suíça Datamars, líder mundial no segmento, no Brasil há mais de 30 anos. Lembra-se da True-Test? É ela, que desde 2018 foi adquirida e passou a se chamar Datamars.

O Brasil ainda tem muito que evoluir no uso das cercas elétricas. No mundo, esse é o sistema mais utilizado para o manejo de rebanhos a pasto e sua praticidade das permite ao pecuarista maximizar o uso do pasto de maneira uniforme, fazendo com que a perca de capim seja mínima quando o manejo é bem-feito.

O custo de implantação e manutenção é outro fator que tem feito muitos produtores adotarem o sistema. Hoje, o custo de implantação do km de cerca convencional, com 5 fios de arame liso, pode ultrapassar os R$15.000,00, dependendo da região; enquanto o km de cerca elétrica instalada fica por uma fração desse valor. Bem mais em conta, eficiente, de rápida implantação e agora com monitoramento em tempo real.

Os dois principais entraves para a instalação das cercas elétricas eram até bem pouco tempo a eletrificação rural e o monitoramento, mas que com as placas solares e esse novo sistema de monitoramento em tempo real lançado pela Datamars, foi resolvido.

Agora, só não usa cerca elétrica quem não quer, não faz contas ou não sabe manejar! Mas até para ensinar as empresas tem equipes que podem solucionar essa questão.

Se a cerca é elétrica ou se é convencional, o que não podemos é perder pasto! E você, usa ou já usou cerca elétrica em sua propriedade?

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Marcus Rezende: A retomada de negócios com a Arábia Saudita

Cleber Barbosa

BONS PROFISSIONAIS NÃO SAEM DE BOAS EMPRESAS, ELES SÃO EXPULSOS!

Marcus Rezende

Logística: “Vamos precisar de um navio maior”.

Cleber Barbosa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies