Poucos sabem o quanto os búfalos são produtivos, dóceis e fáceis de criar. Muitos apreciam os alimentos feitos a partir do leite de búfala, como iogurtes e queijos especiais. Existem diferentes tipos de búfalos, como os búfalos d’água, mediterrâneos e indianos, que frequentemente são confundidos com o búfalo africano (Syncerus caffer). É importante destacar que eles são bem diferentes, pertencendo, inclusive, a gêneros distintos.
Enquanto o búfalo africano é selvagem e praticamente impossível de domesticar, o búfalo d’água (Bubalus bubalis) é dócil, resistente e bastante versátil. Ele é usado para produzir leite, carne, e até como animal de tração e montaria.
O búfalo é a segunda espécie mais utilizada na produção de leite no mundo. Índia, China e Paquistão lideram a produção mundial, mas países como a Itália, Grécia e Romênia se destacam pela produção do leite de búfala para a produção de produtos de alto valor, como a mozzarella e a burrata. Segundo a FAO, em 2022 foram produzidas cerca de 93 milhões de toneladas de leite de búfala, sendo que 92,3% em países asiáticos.
No Brasil, a produção de leite de búfala é de aproximadamente 3 milhões de litros por ano, concentrada nos estados do Pará e Amapá. Também há núcleos importantes em Minas Gerais, São Paulo e Paraná. A Fazenda Búfalo do Dourado, em São Paulo, é destaque nacional pela qualidade de seus queijos. Já no Paraná, a região metropolitana de Curitiba responde por cerca de 29% da produção estadual de leite de búfala.
LEITE DE BÚFALA: NUTRIÇÃO E SABOR
O leite é sempre um alimento valioso, mas o leite de búfala tem características que o tornam especial. Comparado ao leite de vaca, ele é mais rico em nutrientes como proteínas, gorduras, lactose, minerais, vitaminas e compostos bioativos, tornando-o um alimento muito rico e uma matéria-prima valiosa para a indústria de laticínios.
Diferentemente do leite de vaca, que pode ter beta-caseína A1 e A2, o leite de búfala contém apenas a beta-caseína A2, considerada mais fácil de digerir. Algumas pessoas têm dificuldade para processar a beta-caseína A1, o que pode causar desconfortos digestivos e alérgicos. Por isso, o leite de búfala é uma boa alternativa para essas pessoas.
Além disso, é rico em vitaminas A, B12 e C, assim como de minerais e compostos antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Embora seja altamente nutritivo, o leite de búfala também é mais calórico, algo que deve ser levado em conta para o consumo diário.
CARNE DE BÚFALO: SABOR E QUALIDADE
A carne de búfalo é tão parecida com a carne bovina que muitas vezes é difícil diferenciá-las. No entanto, há características únicas:
- Cor mais escura
A carne de búfalo tem um tom mais vermelho, devido à maior quantidade de ferro e menor teor de gordura intramuscular. - Maciez
Ao contrário do que se acredita, a carne de búfalo não é mais dura. Essa ideia vem do fato de que, no passado, esperava-se muito para enviar os búfalos para o abate, quando não eram enviados somente animais velhos. Tecnicamente, quando comparados animais da mesma idade, a carne de búfalo é tão macia quanto a bovina.
Vale destacar que o que confere maciez à carne é, principalmente a idade: quando mais jovem, mais macia é a carne.
- Sabor
A carne de búfalo tem um leve sabor adocicado com um toque terroso, mais perceptível quando consumida ao ponto ou mal passada. Quando passada demais, perde-se essa característica. - Gordura branca
A gordura do búfalo é naturalmente branca, pois ele converte o caroteno dos alimentos em vitamina A de forma mais eficiente que o boi, cuja gordura tende a ser mais amarelada devido ao armazenamento de betacaroteno.
Os búfalos são animais versáteis e produtivos, capazes de oferecer leite e carne de alta qualidade. Seu leite é rico em nutrientes, ideal para quem busca opções saudáveis. Sua carne carece de mais esclarecimento a respeito de suas características, para que se quebrem os mitos de uma carne mais dura. A carne de búfalo é macia, saborosa e muito nutritiva.
Você já consumiu carne, leite ou algum derivado de búfalos? Deixe seu comentário para sabermos qual foi a sua impressão…