Portal do Agro
Destaque Notícias

Pecuaristas orientados sobre cuidados com a saúde dos animais na 1ª ExpoBúfalo

O Governo do Amapá levou para a 1ª ExpoBúfalo a importância da saúde do animal. Para isso, organizou uma mesa redonda para falar do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal. O programa visa reduzir os impactos negativos das zoonoses na saúde humana e animal e promover a competitividade do setor agropecuário.

Participaram da mesa redonda ocorrida nesta quinta-feira, 31, segundo dia do evento no Parque de Exposições da Fazendinha, representantes da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A discussão reuniu pecuaristas, produtores rurais, técnicos extensionistas e acadêmicos.

Sobre a sanidade animal no Amapá, o diretor-presidente da Agência de Inspeção e Defesa Agropecuária do Amapá (Diagro), José Renato Ribeiro, informou que os técnicos da Diagro passam por constantes treinamentos para atuarem no controle e combate das zoonoses. “Essas doenças apresentam risco tanto, para os animais, quanto para nós humanos. E, quando não controladas, têm impactos econômicos e na saúde pública”, alertou.

Ribeiro disse, também, que os auditores fiscais inspecionam, regularmente, os matadouros que possuem selo de inspeção sanitária. Quando são identificados casos de doenças, a Diagro toma as medidas necessárias para cada caso, além de atuar na prevenção.

Fábio Albuquerque é um dos pecuaristas que está participando desde a abertura da ExpoBúfalo. Ele considera de extrema importância, debates como esses.

“Atividades que esclarecem quanto à necessidade do manejo adequado dos animais, visando à melhor qualidade do animal, da produtividade, sempre são bem-vindas. Espero que tenham mais iniciativas como essa que auxiliem os pecuarista e produtores rurais da nossa região”, avaliou o pecuarista.

A primeira edição da ExpoBúfalo busca mostrar a potencialidade e a importância da bubalinocultura para a economia do estado, que possui o segundo maior rebanho bubalino do país.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Silvicultura e extração vegetal aumentam 8,7% no Amapá e chegam a R$ 207 milhões

Redação Portal do Agro

Açaí é tema da palestra de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Cleber Barbosa

MARCO TEMPORAL: LIMITES PARA O AGRO NO BRASIL

Juan Monteiro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies