Portal do Agro
Artigos Destaque

Países emergentes puxam o crescimento do agronegócio brasileiro

Há duas décadas, a economia mundial era ditada pelos chamados países ricos, precisamente países do ocidente europeu e América do Norte. Estes países eram responsáveis por 75% da riqueza gerada no planeta.

Mas, nos últimos 17 anos, o eixo da produção de riqueza se deslocou da Europa, América do Norte e Japão para os chamados países emergentes, principalmente a partir de 2001, com a entrada da China na Organização Mundial do Comércio, e o mundo começou a sentir todos os seus efeitos os efeitos, entre eles o aumento o consumo de alimentos em esfera global, tendo como principal fator o maior número de pessoas com poder de compra.

Atualmente, os países emergentes vêm crescendo o dobro dos países ricos e são responsáveis por 3 de cada 4 dólares gerados no mundo. Esse poder de compra favorece o agronegócio brasileiro, pois, é o nosso país o principal fornecedor de alimentos para os países emergentes.

A tendência de crescimento do agronegócio brasileiro é de, no mínimo, 30 anos. Visto que as populações dos países emergentes representam mais de 2/3 da população mundial.

O mercado de alimentos é vital para a sobrevivência de todos os países, e o Brasil pode despontar como a maior potência deste setor da economia, possuindo condições de se desenvolver de forma plena social e economicamente para se tornar uma das 3 maiores nações do mundo. Basta resolver os seus dilemas internos: insegurança política e jurídica, burocracia, perseguição fiscal, corrupção, carga tributária, rombo nas contas públicas e infraestrutura.

Juan Monteiro

Administrador e Jornalista

Especialista em Marketing do Agronegócio

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Comissão da OAB analisa Decreto de transferência das terras da União ao AP

Redação Portal do Agro

Pobreza nossa: a farsa da militância ambiental no estado do Amapá

Redação Portal do Agro

Três dicas de Ana Maria para comemorar o Dia da Pizza com receitas caseiras

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies