Portal do Agro
Entre representantes de entidades veterinárias, Wellington Fagundes preside sessão de homenagem | Foto: Edilson Rodrigues
Destaque Notícias

Papel do veterinário na produção de alimentos é ressaltado em evento no Senado Federal

A contribuição veterinária para a segurança alimentar e o controle de doenças foi um dos aspectos destacados nesta segunda-feira (18) durante sessão especial no Senado que homenageou instituições relacionadas à medicina veterinária.

A sessão comemorou os 110 anos da criação da Diretoria de Indústria Animal, os 36 anos da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet) — com destaque para o presidente, professor Milton Thiago de Mello — e os 99 anos da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV).

No ano passado, o Brasil recebeu certificação de país livre da febre aftosa nos rebanhos. Segundo o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Francisco Cavalcanti de Almeida, e o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Flávio Bettarello, o novo status sanitário, que facilita a comercialização de produtos de origem animal, demonstra a importância do trabalho dos médicos veterinários.

—  Nossos auditores fiscais dentro do ministério e nossos médicos veterinários espalhados por todo o Brasil asseguram os mais elevados padrões de inspeção e sanidade. Isso é fundamental para garantir que a nossa reputação e imagem internacional possam espelhar essa excelência — afirmou Bettarello.

Decano

Com 103 anos, mais de 80 de profissão, o presidente da Abramvet, Milton Thiago de Mello, foi saudado por suas pesquisas e outras contribuições para a medicina veterinária. Para Mello, que é pesquisador e ex-professor da Universidade de Brasília, a relevância da área é cada vez maior, tendo em vista a necessidade de garantir segurança alimentar para o planeta. Ele afirmou que o alimento será a moeda do futuro.

— A população do mundo está aumentando e vai continuar a aumentar, e ela precisa de comida. E só quem tem capacidade de produzir comida nessa escala planetária, para os 10 bilhões de habitantes para o fim do século (no momento, estamos com 7,5 bilhões), é o Brasil  — disse.

Também foi homenageada a primeira mulher diplomada médica veterinária no Brasil, Alzira de Souza. O senador Wellington Fagundes (PR-MT) entregou uma placa a Rosália Meireles de Souza Rocha, que representou Alzira na solenidade.

Wellington, que é médico veterinário e membro da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, ressaltou que o sucesso do setor agropecuário brasileiro deve muito à medicina veterinária.

— Sabemos que precisamos avançar mais, ocupar os espaços e confirmar a realeza da ciência médica que se dedica à prevenção, ao controle, à erradicação, ao tratamento de doenças, além de atuarmos no controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano — apontou.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Ministro do Meio Ambiente anuncia visita ao Amapá e soluções para setor produtivo

Redação Portal do Agro

ADSORVENTES DE MICOTOXINAS: ATÉ ONDE ELES PODEM GARANTIR A SAÚDE DO REBANHO?

Marcus Rezende

Universitários participam do Dia de Campo Acadêmico em fazenda de soja

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies