Portal do Agro
As chamadas Práticas ASG significam Ambiental, Social e Governança | Fotos: Farmbox
Notícias

Gestão digital nas propriedades auxilia na implantação de práticas sustentáveis

Da Redação

Os dados compilados e gerados por uma plataforma digital de gestão de propriedades rurais pode ser a base da implantação de práticas ESG (environmental, social and governance – ambiental, social e governança, em português) no agronegócio. A agenda ESG está sendo implantada nos mais diversos setores, devido à pressão de investidores e consumidores interessados em pautas mais transparentes e sustentáveis.

No agronegócio, a tendência segue forte. Segundo a pesquisa Agronegócio: desafios à competitividade do setor no Brasil, realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), em 2020, com diferentes stakeholders, os temas governança e gestão foram apontados como segundo principal gargalo do setor no Brasil, atrás somente de infraestrutura. Já em levantamento da PwC Brasil, também realizado no ano passado, 47% dos respondentes afirmaram que o acesso às informações de ESG é tão importante quanto às informações financeiras de uma empresa.

Em relação às propriedades rurais, dados que atestem que estão seguindo as boas práticas agrícolas e ambientais e que indicam economia de insumos e recursos, e consequente redução de custos, podem ser a base para a implantação de práticas ESG. “A digitalização também otimiza a jornada e as relações de trabalho da mão de obra do campo, garantindo melhores condições e produtividade, além de deixar o negócio mais rentável”, explica a diretora de marketing da startup Farmbox, Ivana Manke.

As informações colhidas por meio do software também podem ser utilizadas como base para certificações e emissões de títulos verdes. “Ambos agregam valor ao negócio. As certificações são demandadas por mercados e investidores mais exigentes e os títulos verdes podem ser uma nova opção de renda para os produtores brasileiros”, comenta Ivana.

O Farmbox, software de gestão que já monitora mais de 2 milhões de hectares no Brasil, Bolívia e Paraguai, fornece informações do plantio à colheita, como mapas de infestação de pragas, frequência de monitoramento a cada talhão, pluviometria, agenda de aplicações, estoque de insumos, previsão de colheita e de custos de produção, de produtividade e rentabilidade total ou por talhão, entre outros. “Investimos também na integração com outras plataformas, pois o produtor precisa de facilidade para aproveitar a tecnologia, seja em relação a imagens, clima, maquinário, compras e sensores de campo, entre outros, para que possam aumentar os resultados e níveis de sustentabilidade.”

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Aquisição de Alimentos injetou R$ 1,5 milhão na agricultura familiar em 2019

Redação Portal do Agro

Lideranças empresariais e produtores lançam pelo Jari movimento “Amapá que Produz”

Redação Portal do Agro

ExpoBúfalo vai apresentar potencial da economia bubalina no Amapá

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies