Portal do Agro
Foto: Ascom Gea
Artigos Destaque

SEGURANÇA JURÍDICA PARA O AGRO É DESTAQUE EM PRÉVIA DA EXPOFEIRA

Durante o lançamento de Expofeira Agropecuária do Amapá, o Governador do Estado, Clécio Luis Vieira, destacou a melhoria dos índices econômicos e citou o avanço na segurança jurídica no setor do agronegócio, sobretudo pelo desenvolvimento do Zoneamento Econômico-Ecológico do Amapá e pelo novo status sanitário de livre da aftosa sem vacinação.

O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) é um instrumento fundamental para o planejamento territorial amapaense, buscando o desenvolvimento sustentável ao harmonizar as atividades socioeconômicas com a proteção ambiental. Através de estudos aprofundados das características ambientais, sociais e econômicas de uma região, o ZEE define áreas com aptidões e restrições distintas para diferentes atividades como a agricultura e a pecuária, atividades extrativistas e áreas de proteção ambiental e ordenamento urbano.

Ao alcançar o status de livre de aftosa sem vacinação, o Amapá também eleva o Brasil ao mesmo status, o que representa um marco histórico com impactos abrangentes para todo o país, tanto no âmbito agropecuário e socioeconômico, quanto na imagem brasileira no mercado internacional de alimentos, por oferecer produtos de qualidade pela sanidade animal, boas práticas de manejo e bem-estar animal.

A erradicação da doença significa a ausência de circulação do vírus em nosso território, protegendo o rebanho amapaense de uma das doenças animais mais contagiosas, eliminando a necessidade de vacinação em massa, o que significa mais economia para o governo e para os produtores. A segurança sanitária abre portas para novos mercados, facilitando a comercialização para outros estados do país e a exportação de produtos de origem animal, como carne bovina, suína e leite. Isso impulsiona a economia rural, gerando mais empregos e renda no Amapá e no Brasil.

O aumento de áreas licenciadas e tituladas também foram destaque na fala do gestor, responsáveis por elevar a área plantada de grãos, por exemplo, em 71,9%, entre os anos de 2023 e 2024, reoxigenando a agricultura em escala com efeitos nas pequenas produções pela queda de preços de insumos que melhoram a produtividade de diversas culturas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Chef de cozinha elogia setor produtivo e projeta soja na gastronomia do Amapá

Redação Portal do Agro

Faculdade CNA inicia processo seletivo para cursos de graduação a distância

Redação Portal do Agro

Engenheiros Florestais do Amapá capacitados para uso de software da Embrapa

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies