Todo ano a história se repete, basta caírem as primeiras chuvas e já começa a correria para a preparação das fêmeas para a estação reprodutiva, para a estação de monta e IATF. Mas se as previsões climáticas estão a cada dia mais confináveis, se hoje conseguimos saber com grande confiabilidade quando cairão as primeiras chuvas, por qual motivo não antecipamos essa preparação para garantir que nossas vacas produzam mais “bezerros do cedo”?
O BEZERRO DO CEDO
O “bezerro do cedo” é aquele nascido no início da estação de parição, na entrada do segundo terço da estação seca. Eles são fruto das vacas emprenhadas no início da estação reprodutiva e isso lhes dá inúmeras vantagens, como: melhor aproveitamento das pastagens de alta qualidade logo nos seus primeiros pastejos e com isso tem um melhor desenvolvimento inicial. Melhor adaptação às condições climáticas, por nascer no melhor momento para manejo e com menor possibilidade de problemas causados pelo excesso de umidade (seca). Inicia o seu pastejo também no melhor momento das pastagens (chuvas), com volumoso tenro e de qualidade.
Os “bezerros do cedo” apresentam maior peso ao desmame, quando comparados aos bezerros nascido ao final da estação de parição, e por isso são mais disputados pelos recriadores, que pagam mais carro por esse bezerro que pelo “bezerro do tarde”.
COMO FAZER O BEZERRO DO CEDO ?
Pari primeiro quem emprenha primeiro, e por isso é preciso iniciar a preparação das fêmeas que entrarão na estação reprodutiva antes mesmo das primeiras chuvas. Essa preparação antecipara é benéfica, pois quando as primeiras chuvas caírem o pecuarista já estará com os lotes apartados, recebendo dieta energética para acelerar o “balanço energético positivo” e prontas para receberem o sêmen que dará origem aos tão desejados “bezerros do cedo”.
POR QUE A ESTAÇÃO DE MONTA ACONTECE NA ESTAÇÃO CHUVOSA ?
Reprodução é função de luxo e uma vaca só emprenhará se houver abundância de alimento, temperatura confortável e sombra disponível no pasto e, na natureza, isso só acontece na estação chuvosa. Por isso o pecuarista se aproveita desse momento para sincronizar suas matrizes.
Entretanto, com técnicas de manejo e suplementação nutricional adequadas é possível emprenhar as vacas durante todo o ano, mas aí vem outro desafio: a estação de parição. Pois se o bezerro nascer em épocas muito chuvosas, o excesso de umidade poderá ser um desafio sanitário que colocará sua saúde em risco. Por isso a melhor época de um bezerro nascer é no início do terço final da estação seca, e para isso a vaca precisa emprenhar no início da estação chuvosa.