Portal do Agro
O sonho da pequena produtora rural e Sarah é produzir cafés especiais | Fotos: Divulgação
Notícias

Menina de 7 anos realiza sonho de virar produtora de café

Sarah tem apenas 7 anos, mora em Simonésia, no interior de Minas Gerais, e não esconde de ninguém seu maior sonho: produzir um café cada vez mais especial. Para ajudar sua família a realizá-lo, o Senar está levando todas as orientações da Assistência Técnica e Gerencial à propriedade.

O pedido de ajuda de Sarah para conseguir melhorar sua produção de café viralizou nas redes sociais depois que a menina presenciou uma história de sucesso: um vizinho que também é cafeicultor ganhou um prêmio pela qualidade do café e resolveu distribuir brinquedos para as crianças da região.

Foi a partir daí que a “produtora mirim” resolveu pedir auxílio para melhorar a produção do café. E foi a partir daí também que a vida da família da Sarah começou a mudar.

Quando soube desse pedido, o Senar Minas iniciou o acompanhamento técnico gratuito da propriedade, o que ocorreu há poucos meses. Após duas visitas técnicas, o cafeicultor e pai da pequena Sarah, Marcos Antônio Souza, já observa bons resultados na propriedade que tem área total de 13 hectares, dos quais oito são destinados para o cultivo do café. “O técnico do Senar Minas me ensinou como realizar a poda correta da lavoura, orientou a fazer a análise de solo e mostrou o momento ideal para fazer a adubação porque antes eu adubava além do necessário. Isso já me ajudou porque estou economizando no custo de produção e obtendo melhorias na lavoura”, revela.

Certificação

O cafeicultor Marcos Antônio e pai da pequena Sarah já participou de vários cursos do Senar

A pequena Sarah demonstra sua satisfação em ter esse apoio. “Eu sou a sonhadora do café e agradeço o Senar Minas que está ajudando a gente a arrumar a lavoura para ficar mais bonita. Graças ao Senar Minas conhecemos o amigo Wanderley da assistência técnica, que está nos ajudando bastante”.

Em Minas Gerais cerca de 10.500 propriedades rurais recebem o acompanhamento técnico e gerencial do Senar, como explica o superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif. “Cada vez mais trabalhamos para promover a sucessão familiar nas ações de assistência técnica e gerencial. É importante que desde cedo a criança sinta orgulho de ser filho de produtor rural. A história da produtora mirim Sarah e de sua família ilustra bem essa situação”. 

Resultados 

O presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Simonésia, Sebastião Martins

O município de Simonésia está localizado na região das Matas de Minas, que é reconhecida como área produtora de cafés especiais. O Sindicato de produtores rurais do município é o parceiro do Senar Minas para levar transferência de tecnologia e promover a geração de renda das famílias rurais do lugar.

“A Assistência Técnica e Gerencial é uma ferramenta fundamental para a prestação de serviços do sindicatos aos produtores rurais porque eles conseguem obter resultados práticos, como o aumento da produção e melhoria da produtividade”, destacou o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Simonésia, Sebastião Martins.

A família

Marcos Antônio, a esposa Natália Souza e as filhas: Heloísa e Sarah

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Novo Plano Safra valoriza agricultura familiar e anima indústria de equipamentos

Juan Monteiro

Cooperativa de crédito reparte R$ 3,2 milhões com associados no Amapá

Cleber Barbosa

Agrishow 2020 apresentará tecnologias para atender demandas do agro

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies