Portal do Agro
Capacitação dos produtores rurais é realizada pelos instrutores do SENAR
Destaque Notícias

Projeto ‘Campo Futuro’, da Confederação de Agricultura e Pecuária chega ao Amapá

Cleber Barbosa, da Redação

 

Chega a Macapá na próxima quarta-feira, dia 18, o projeto Campo Futuro, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com universidades e centros de pesquisa, além da Federação de Agricultura e Pecuária do Amapá, presidida pelo engenheiro agrônomo Iraçu Colares. O projeto alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção.

A capacitação dos produtores rurais é realizada pelos instrutores do SENAR, que os auxiliam a calcular os seus custos de produção e os capacitam a utilizar ferramentas de gestão de risco, como contratos futuros e de opções e ainda com o seguro rural.  O levantamento e acompanhamento de dados econômico-financeiros é realizado pela CNA em parceria com instituições de ensino e pesquisa. “Para nós é muito importante reunir os nossos produtores, fornecedores e especialistas de estirpe como os painelistas escalados para essa etapa aqui no Amapá, numa troca de experiência que é sempre muito salutar para o mercado e também para nossas entidades”, diz Colares.

 

Instrutores

Alan Malinski e Diego Humberto de Oliveira, instrutores para Macapá

O levantamento das informações é realizado por meio de painéis realizados nas principais regiões produtoras de cada produto, em municípios com significativa participação na produção nacional de cada produto. Para esta etapa no Amapá, os instrutores serão Alan Malinski, assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA e Diego Humberto de Oliveira, pesquisador do Centro de Inteligência em Mercados da Universidade Federal de Lavras 

O painel consiste em uma reunião técnica in loco, com a participação de agentes da cadeia de um produto (produtores, representantes dos sindicatos rurais, técnicos de federações e da CNA, representantes de casas agropecuárias), para definição de uma propriedade modal na região e levantamento das informações. A propriedade modal é definida como aquela que ocorre com maior frequência na região.

Em 2017, foram realizados 147 Painéis para levantamento de custos de produção, reunindo informações de 39 culturas. As informações coletadas foram transmitidas aos produtores rurais por meio da realização de 8 Dias de Mercado, em diversas reuniões do Brasil.

 

Instituições parceiras 

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), sediado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, é responsável pelo levantamento e acompanhamento dos dados de grãos (algodão, arroz, milho, soja e trigo), aves e suínos, pecuária de corte e pecuária leiteira e o Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege), também sediado na ESALQ, é a instituição parceira responsável pelo levantamento e acompanhamento dos dados da cana-de-açúcar. O Centro de Inteligência em Mercados (CIM), sediado na Universidade Federal de Lavras, faz o levantamento e acompanhamento das informações relativas à cafeicultura e fruticultura (banana, cacau, laranja, limão, maçã, mamão, manga, melão e uva). A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pesca e Aquicultura, sediada em Palmas/TO, é a instituição parceira da CNA para o levantamento e acompanhamento dos dados da aquicultura.

A empresa Labor Rural, sediada na Universidade Federal de Viçosa (UFV), é a instituição parceira para o levantamento e acompanhamento das informações referentes à silvicultura no Projeto Campo Futuro. Em 2015, foi incluído a Embrapa Caprinos e Ovinos, sediada em Sobral/CE para a realização do levantamento e acompanhamento para estas culturas, porém, até o fechamento deste livro, não foram realizados levantamentos para divulgação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Cianport e Ipiranga vencem leilão para novos investimentos privados no porto de Santana

Redação Portal do Agro

Tecnologias e mecanização no campo ganham novo fôlego na pandemia

Redação Portal do Agro

Embrapa comemora 48 anos com live aberta ao público na quarta-feira

Cleber Barbosa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies