Portal do Agro
Gedeão Pereira é diretor de Relações Internacionais da CNA e presidente a Farsul | Foto: Divulgação
Destaque Notícias

Representante do agronegócio comemora resultados da viagem presidencial à Índia

O diretor de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, afirmou que em dez anos o Brasil será um grande fornecedor de alimentos para a Índia.

Gedeão participou, de 22 a 27 de janeiro, da missão oficial do governo ao país asiático para buscar acordos comerciais para o setor agropecuário, com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. “Hoje a população da Índia ultrapassa 1,3 bilhão e em pouco tempo será a maior do mundo. No médio e longo prazo, ela terá que importar alimento de outros países, uma vez que o campo não está preparado para atender esse consumo interno crescente”, diz o produtor.

Segundo ele, o Brasil tem condições de suprir essa necessidade. “A visita do governo brasileiro foi muito importante para estreitar o relacionamento comercial e estabelecer confiança entre os países”, disse.

Durante a missão, o Ministério da Agricultura firmou cooperação técnica na área de produção animal. O acordo prevê parceria em sanidade animal, capacitação técnica e pesquisa em genômica bovina e intercâmbio mútuo de germoplasma (material genético).

Na Índia

A CNA participou em Nova Deli, de seminários e reuniões com autoridades do governo da Índia | Foto: Divulgação

O Brasil também vai exportar gergelim para o mercado indiano e passará a importar sementes de milho. “Estamos abrindo para a Índia as exportações de semente de milho, levando tecnologia indiana para o Brasil. Isso será muito importante para o começo da cooperação entre os nossos governos”, explicou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Seminários empresariais e reuniões com autoridades do governo da Índia também fizeram parte da agenda de compromissos da delegação brasileira. 

Números – Em 2019, o Brasil exportou US$ 841 milhões em produtos agropecuários para a Índia. Óleo de soja, açúcar de cana e algodão foram os destaques nas vendas e representaram cerca de 70% da pauta exportadora do agro brasileiro ao país.

 
 
 
DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Como a inovação tecnológica pode ser decisiva (também) para o agronegócio

Redação Portal do Agro

Suplementação para gado de leite garante produtividade e saúde do rebanho

Cleber Barbosa

Exportação de soja: compra de diesel para a produção passa de R$ 5 milhões no Amapá

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies