Portal do Agro
Imagens: Droneng, Estadão
Artigos Destaque

Tecnologia para a produção de alimentos

 

A tecnologia revolucionou todos os setores da economia, e com o advento da internet, a capacidade de gerenciamento da produção econômica deu um salto qualitativo e quantitativo como nunca vimos antes. A visibilidade desses benefícios é sempre mais clara quando sua utilização é constante, como quando nós utilizamos o celular, o GPS do carro ou compramos um produto online. Mas o que dizer, por exemplo, de tarefas que nos parecem um pouco distantes, fora do cotidiano das cidades.

Um dos cenários de considerável modificação tecnológica relacionados à economia está na produção agrícola, principalmente no que se refere ao campo de pesquisa e desenvolvimento. Essas novas tecnologias desenvolvidas com a finalidade de aumentar a produção por hectare, também diminuem os custos de produção e o desperdício de alimentos.

Imagine que há alguns anos atrás, o agricultor preparava o campo para plantio de maneira uniforme, utilizando os mesmos insumos em áreas com diferentes tipos de solo e que durante a colheita, contava-se apenas com a experiência do operador da colheitadeira para fazer um trabalho longo em um curto espaço de tempo. Junta-se a isso ao transporte pós-colheita e o armazenamento. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), 54% do desperdício de alimentos no mundo acontece durante estes processos. Os outros 46% ocorrem nas fases de processamento, distribuição e consumo.

As novas tecnologias, fizeram surgir uma modalidade chamada Agricultura de Precisão. Podemos comparar essa modalidade de agricultura ao uso de DRONES aéreos para fins militares, pois, ambos têm como finalidade a precisão no alcance de seus objetivos.

Sistemas que fazem leitura do solo e indicam quais insumos e quais quantidades destes insumos devem ser aplicados, medidores de umidade, pulverização e colheita gerenciadas via satélite que permitem inclusive mapear a produtividade e monitorar máquinas, tudo isso através de transmissão automática de dados, coletados por sensores altamente precisos e processados de forma rápida e segura de tal forma que garantem com que essa modalidade faça jus ao nome.

A Agricultura de Precisão está se desenvolvendo rápido, principalmente devido à redução dos custos a longo prazo, aumento da produtividade e redução das perdas. Isso faz com que gigantes do setor de fabricação de maquinários agrícolas, como a finlandesa Valtra e a americana John Deere, invistam cada vez mais no desenvolvimento dessas tecnologias. Os novos equipamentos fabricados por estas empresas, além de toda a tecnologia voltada a produção, também prometem reduzir o consumo de combustíveis, utilização de água e emissão de gases tóxicos, consequentemente preservando mais os recursos naturais.

O contínuo aprimoramento dessas tecnologias, sem dúvida impulsionam o setor e permitem que uma nova leva de agricultores surja. O novo homem do campo agora possui ferramentas muito mais poderosas e modernas para desenvolver a produção de alimentos.

 

Giulliano de Souza Monteiro

Regente em Rede de Computadores

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Série: Certificações para o palmito orgânico tipo exportação – BR BIO 122

Juan Monteiro

3ª ExpoVale começa hoje e promete aquecer a economia da região do Vale do Jari

Redação Portal do Agro

Marcus Rezende: Entalamento do capim, um erro comum que deve ser evitado

Marcus Rezende

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies