Quem nunca ouviu alguém dizer que o “ovo caipira” é mais nutritivo que o “ovo de granja”? Mas será que isso é verdade ou mito?
Essa impressão surgiu logo que a avicultura industrial se desenvolveu e as aves especializadas em postura foram colocadas em gaiolas e tratadas com dieta balanceada. Na elaboração dessas dietas havia o cuidado de se fornecer todos os nutrientes para o desenvolvimento, saúde e produção das aves, mas não se manteve os componentes que dão a coloração “amarelinha” à gema do ovo. Pronto; estava estabelecido mais um mito! O mito de que o ovo de granja (de gema mais pálida) é menos nutritivo que o ovo caipira (gema mais amarelada).
Mas você sabe qual a diferença nutricional entre eles? Praticamente nenhuma!
A coloração da gema é determinada, principalmente, por fatores nutricionais e em nada altera nas questões nutricionais do ovo consumido para o ser humano.
Percebendo que o mercado consumidor estava disposto a pagar mais por ovos de gema amarelinha que por “ovos convencionais”, os produtores de ovos passaram a inserir componentes naturais que colorem a gema do ovo. Componentes naturais como urucum e extrato de pimentas vermelhas são alguns dos pigmentos utilizados na dieta das aves para colorir naturalmente a gema dos ovos e deixá-los com um aspecto muito mais atraente aos nossos olhos; afinal de contas, quem não prefere um ovinho amarelinho, quase vermelhinho para misturar ao arroz branco e quentinho?
E a cor da casca do ovo influencia os seus níveis nutricionais? Ovo vermelho é mais nutritivo que ovo branco? A minha resposta é novamente: NÃO! Mas muito existem muitas outras cores de ovos, além dos conhecidos ovos brancos e ovos vermelhos!
Você sabia que tem galinhas que botam ovos azuis e até negros?
A coloração da casca do ovo é determinada por fatores genéticos e, dependendo da raça e linhagem das aves, os ovos podem ser das mais variadas cores, como: brancos, amarelos, vermelhos, azuis, marrons, pintados e até negros. Sim, existe uma raça rara de galinhas, a Ayam Cemani, originária da Indonésia, que bota ovos negros.
Se nunca se deu conta dessa enormidade de cores de ovos, eu te convido a fazer uma visita à roça de um amigo ou familiar para conhecer os ninhos das galinhas, você muito provavelmente não verá um ovo negro, mas vai se surpreender com a variedade de cores e tons de ovos que existem por lá!