Mesmo sendo mentor de executivos nas áreas estratégica, comunicação, formação e gestão de equipes, vez ou outra eu também busco os meus mentores para auxiliarem no meu desenvolvimento pessoal em temas específicos. Um mentor é escolhido pelo seu histórico profissional, pelos seus feitos e por sua capacidade de transmitir seus ensinamentos aos seus mentorados. Já pensou um perna-de-pau, como eu, querendo orientar o Ronaldinho Gaúcho a como bater um pênalti ou realizar um drible?
O ridículo de eu me arvorar a ensinar o Bruxo jogar bola é tal qual alguns países que insistem em ditar regras e dar conselhos sobre meio ambiente a um país que mantém 66,3% do seu território coberto por floresta. Quanto preserva a França, cujo jornal publicou nessa semana uma matéria dizendo que o agronegócio está destruindo as florestas brasileiras?
É importante lembrar que o Brasil tem um dos códigos florestais mais rigorosos do mundo e foi recentemente atualizado sob a liderança do na época Deputado Aldo Rebelo, com um texto moderno e super atualizado. Em nenhum outro país se preserva tanto, em nenhum outro país o agronegócio tem uma fatia tão grande de áreas preservadas. Em nenhum outro país, artistas e famosos que vivem na cidade ganham tanto dinheiro falando mal do agronegócio, fazendo foto com indígenas e voltando para seus apartamentos nas cidades grandes curtir seu conforto. E não se espante se os prédios desses apartamentos despejarem o escoto sem tratamento no mar ou nos rios próximos.
É muito fácil ser ambientalista em Paris, Copacabana ou no Morumbi e ganhar dinheiro patrocinando o atraso dessas regiões que preservam, produzem e ainda tem que lidar com a desinformação de quem nada produz! Ser ambientalista em País é fácil, quero ver viver, produzir e preservar em Macapá, Ji-Paraná, Altamira, Marabá, São Felix do Araguaia e outros rincões brasileiros. Rincões esses onde quem lá mora pode se banhar os rios que circundam as cidades. Será que esses ambientalistas tem coragem de sair de seus apartamentos e nadarem no rio mais próximo às suas casas?