Portal do Agro
Artigos Colunistas

TECNOLOGIA NA PECUÁRIA

Peões, cavalos, espora, mango e relho; até bem pouco tempo essa era a imagem da pecuária brasileira, mas esse cenário está mudando. Esses instrumentos foram aposentados nas fazendas mais modernas e deram lugar ao manejo racional. Os treinadores de cavalos vêm passando a utilizar a doma racional e doma Índia com resultados muito melhores e mais rápidos em suas tropas, que ganham em qualidade de vida, redução de lesões e mais longevidade. E não se espante com as mudanças na pecuária, pois o processo de mudança será a cada dia mais acelerado.

Na pecuária moderna não mais se tolera perder desempenho dos animais em decorrência de endo ou ectoparasitos, e o combate dessas pragas evolui dia a dia por meio de produtos sem resistência parasitária, pour-on sem estresse, vacinas e até mesmo terapêuticos misturados à nutrição dos animais. O resíduo desses produtos é outro ponto que evoluiu sensivelmente e produtos com resíduo zero são a cada dia mais pesquisados pela indústria.

A apartação do gado para a engorda ganhou o ultrassom como um aliado eficaz na seleção de animais com potencial de desenvolvimento padrão, minimizando a necessidade de se “descascar” lotes devido ao desempenho desuniforme. A tecnologia identifica as fibras musculares e classifica os animais não mais pelo estereótipo, mas pelo grupamento muscular e potencial de crescimento e engorda. Os profissionais habilitados para o uso dessa técnica ainda são poucos, mas já os encontro em alguns confinamentos Brasil afora.

Não bastasse isso, nessa semana lí a notícia de que as cercas virtuais deixaram de ser uma discussão acadêmica e ganharam o campo. Essa é uma tecnologia utilizada com sucesso no pastejo rotacionado nos Estados Unidos e Austrália já algum tempo e com a recente aquisição de uma gigante de saúde animal, a “virtual fence” poderá ser disponibilizada também para outros países em um curto espaço de tempo. As cercas virtuais prometem maior flexibilidade e agilidade ao pecuarista na hora de planejar o pastejo de suas vacas, que deixará de ser feito por meio da movimentação de arames e estacas, por um simples click na tela de um tablet ou celular. Quem sabe logo possamos ter vaquinhas monitoradas por cercas virtuais também aqui no Brasil?

OUTRAS TECNOLOGIAS UTILIZADA NA PECUÁRIA E QUE TALVEZ VOCÊ AINDA NÃO CONHEÇA

MONITORAMENTO EM TEMPO REAL

Sistemas que monitoram a movimentação, temperatura, movimentos ruminais e até mesmo conseguem predizer a possibilidade de alguma doença com os animais. O sistema funciona por meio de chips e já é operante em diversos países.

 MÁSCARAS PARA FILTRAGEM E MEDIÇÃO DA EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA

Essas máscaras já estão em fase avançada de desenvolvimento e testes e alguns países já podem ser observados animais utilizando o novo adereço. Estima-se que muito além da função de filtragem e medição de gases, as máscaras, por sua estrutura e tamanho, poderão ser também abrigar dispositivos para monitoramento animal em tempo real e para as cercas virtuais.

CONTROLE DE MOSCAS BY PASS – FLY CONTROL

Essa é uma tecnologia antiga e até então dominada por somente uma empresa no Brasil. Em outros países, como Estados Unidos, há diferentes empresas que concorrem com ativos diferentes nesse mercado. Embora já consolidada, a tecnologia deverá ganhar ainda mais destaque a partir dos próximos anos, quando algumas patentes de ativos começarão a cair e outras empresas poderão explorar a tecnologia.

PESAGEM AUTOMÁTICA DE ANIMAIS

Recentemente uma empresa do setor automotivo entrou no mercado pecuário com uma novidade, a pesagem automática de animais confinados. O sistema consiste em balanças de grande precisão disponibilizadas em locais estratégicos do confinamento e de passagem obrigatória dos animais, que ao passarem, são pesados e um software analisa os dados, elimina as falhas e informa o GMD, entre outros dados, dos animais confinados. O sistema já está operante e disponível para os pecuaristas brasileiros.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

AGRO NO AMAPÁ: O ALINHAMENTO DOS ASTROS

Juan Monteiro

TRABALHO RURAL NO BRASIL E NO AMAPÁ

Redação Portal do Agro

A inclusão do Amapá no Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura de soja

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies