Portal do Agro
Peter Rosset e Miguel A. Altieri devolvem à sociedade um vasto conhecimento acumulado em suas trajetórias como pesquisadores.
Destaque

Livro demonstra as vantagens da agroecologia na produção de alimentos

Da Redação

A agroecologia e os elementos que gravitam em torno de sua complexidade propõem um modelo de desenvolvimento territorial baseado na organização camponesa para produção de alimentos, com base na policultura e na valorização da diversidade das paisagens, dos ecossistemas e das espécies como modo de valorização da vida. A partir de sua vasta experiência e de seus conhecimentos acumulados numa trajetória que se realizou nos diversos continentes do planeta, os pesquisadores Peter M. Rosset e Miguel A. Altieri defendem a agroecologia como um paradigma oposto à produção agrícola resultante da “revolução verde” em Agroecologia: Ciência e política, coedição da Editora Unesp, Expressão Popular e Editora da UFRGS.

“As verdadeiras raízes da agroecologia estão na lógica ecológica da agricultura indígena e camponesa ainda prevalecente em muitas partes do mundo em desenvolvimento”, anotam os autores. “Para agroecologistas, um ponto de partida no desenvolvimento de novos sistemas agrícolas é o próprio sistema que os agricultores tradicionais desenvolveram e/ou herdaram ao longo de séculos. Tais sistemas agrícolas complexos, adaptados às condições locais, ajudaram os pequenos agricultores a gerenciar ambientes hostis e atender às suas necessidades de subsistência sem depender da mecanização, de fertilizantes químicos, de pesticidas ou de outras tecnologias da ciência agrícola moderna.”

O livro divide-se em cinco eixos. Os pesquisadores discutem os princípios, as histórias e as correntes do pensamento agroecológico, apresentam evidências favoráveis à agroecologia, bem como seu aumento de escala e a política que norteia o conceito. Tudo isso em uma linguagem clara e objetiva.

Para Davis Gruber Sansolo, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (TerritoriAL), que assina as orelhas do livro, os autores demonstram a complexidade como um paradigma da área, tendo em vista as diversas dimensões que envolvem o termo “agroecologia”.

“Partindo de uma perspectiva histórica, desenrola-se uma série de argumentos, bem fundamentados, que indicam as vantagens da agroecologia na produção de alimentos em comparação com outras formas de produção, em especial as monoculturas, mas também a produção orgânica em larga escala. Por conseguinte, a produção orgânica é exposta como uma apropriação do modelo capitalista de produção agrícola, resultante da crítica efetuada sobre a revolução verde”, pontua. “Trata-se, enfim, de um livro que põe em xeque todo um sistema agroalimentar e, por consequência, um modelo de desenvolvimento territorial capitalista globalizado.”

Sobre os autores

Peter M. Rosset é professor de Agroecologia em El Colegio de la Frontera Sur (ECOSOR), no México. É também professor do Programa de Pos-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (TerritoriAL) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), ambos no Brasil, e pesquisador visitante do Instituto de Pesquisa Social (Cusri) da Universidade de Chulalongkorn na Tailândia.

Miguel A. Altieri é professor emérito de Agroecologia do Departamento de Ciência Ambiental, Política e Administração, da Universidade de Califórnia, em Berkeley, co-diretor do Centro Latinoamericano de Investigaciones Agroecologicas (Celia) e agricultor da lavoura agroecológica Ines em Alma Mia, Antioquia, Colômbia. Ele foi presidente fundador da Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia (Socla).

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Exército entrega mapeamento de terras rurais para Amapá iniciar regularização fundiária

Redação Portal do Agro

Após mobilização política, ministro viaja ao Amapá para iniciar regularização de terras

Redação Portal do Agro

Preço da carne no Brasil: o que a China tem a ver com isso?

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies