Portal do Agro
Destaque Notícias

Tecnologia ajuda no preparo o solo e reduz queimadas no cerrado amazônico

Setores público e privado trabalham juntos na busca de soluções tecnológicas para o desenvolvimento do agronegócio na região amazônica, visando uma produção mais sustentável pela redução da emissão de CO2 durante o manejo do solo.

Durante o “Dia de Campo” da Fazenda Agromix, localizada em uma área rural do KM12, em Macapá, foi apresentado a pequenos, médios e grandes produtores, além de autoridades, o implemento agrícola Tritucap, da empresa brasileira Petrotec, que facilita a limpeza de áreas de cerrado, diminuindo o tempo de preparo do solo para plantio. A tecnologia também resolve um dos grandes problemas de quem cultiva na Amazônia: as queimadas.

A atividade é um desdobramento da participação da Comissão de Agricultura e Abastecimento da Assembleia Legislativa do Amapá na Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), maior evento da América Latina ligado ao tema, que aconteceu em Ribeirão Preto (SP), em maio deste ano. Na oportunidade, o deputado Júnior Favacho representou a Assembleia e realizou o convite para a empresa vir ao Amapá apresentar aos produtores rurais soluções para impulsionar o agro no estado.

O implemento agrícola apresentado pela empresa Petrotec é um maquinário que, acoplado ao trator, é capaz de triturar grandes dejetos encontrados no cerrado e distribuí-los no solo, criando uma biomassa que se transforma em adubo e ajuda a tornar o solo mais fértil.

“Com essa tecnologia, o Tritucap, apresentada pela Petrotec, você elimina a necessidade de produzir queimada na preparação do solo. A máquina tritura o mato e os galhos do terreno e já transforma em adubo. É uma inovação importante que já é usada no restante do Brasil e pode contribuir bastante para otimizar o trabalho dos produtores rurais do Amapá”, disse o parlamentar.

Segundo Delcides Canelli, consultor técnico da Petrotec, que apresentou as especificações técnicas do Tritucap para os participantes, a utilização no cerrado amapaense pode ser importante para que ela funcione de forma mais eficiente. “A nossa máquina está sendo adaptada para todos os biomas, e ela se mostrou muito eficiente no cerrado aqui do estado. Queremos fazer parcerias com a Embrapa no Amapá para buscar novas tecnologias. Estamos aqui para ajudar, mas também viemos aprender muito com os produtores daqui”, disse.

A Embrapa foi representada no evento pelo pesquisador-chefe do órgão no Amapá, Dr. Antônio Cláudio de Carvalho. O cientista elogiou a iniciativa da Fazenda Agromix de apresentar o implemento aos produtores. Ele destacou a importância do investimento em novas tecnologias para desenvolver o agro no Amapá, e fez um paralelo com as condições do setor primário brasileiro na década de 70.

“O que o Amapá vive hoje o que o Brasil viveu em 1970. Não produzíamos nada, mas mudamos essa realidade com vontade política e investimento em tecnologia. Precisamos de iniciativas como essa da Agromix para aumentarmos nossa produção e aproveitarmos todo nosso potencial. As Guianas são possíveis clientes para os nossos produtos que podem ajudar a alavancar a economia do Amapá”, exemplificou.

Uma das autoridades presentes foi o Vice-governador Teles Júnior, que corroborou com a afirmação, e complementou que o que vai mudar a realidade do Amapá é a iniciativa privada. “São os empreendedores que serão responsáveis por elevar a qualidade de vida da população. O governo precisa apenas dar condições para que esse desenvolvimento aconteça, e estamos empenhados em fazer isso acontecer. Quem está aqui hoje também está com o mesmo propósito. São pessoas que pensam no coletivo, e no bem do nosso estado”, destacou o vice-governador.

Quem também participou do evento foi o novo Gerente do Banco da Amazônia no Amapá, Alessandro Pereira. Ele afirmou que chegou ao cargo com a missão de apoiar o agro no estado. “Nosso compromisso neste momento é o de apoiar o pequeno, o médio e o grande produtor do Amapá, e colocamos o Banco da Amazônia à disposição para fomentar a produção do estado”, concluiu.

Sobre o Tritucap

Fabricado pela Petrotec, empresa líder em fabricação de equipamentos para construção civil, há 25 anos no mercado, o Tritucap é um produto 100% Nacional, que pode ser acoplado em tratores com potência a partir de 65cv dependendo do tamanho da vegetação, em alguns casos é indicado o trator possuir super redutor (creeper).

O implemento foi desenvolvido para limpeza de áreas com arbustos de maior diâmetro e densidade através da trituração. Pode ser usado para limpeza de pastagens, abertura de estradas e vão de cerca, juquira, capoeiras em geral, faixas de transmissão de energia, erradicação de café, laranja e outros pomares, terrenos baldios, supressão vegetal em geral.

O Tritucap exclui a necessidade de queima em áreas de cerrado, além de ter fácil manutenção e enriquecer o solo com matéria orgânica proveniente da trituração.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

CSSC Amsterdam: A passagem do maior navio graneleiro pelo Amapá

Redação Portal do Agro

Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária se diz a favor da reforma da Previdência

Redação Portal do Agro

“O agronegócio tem tudo para vir a ser o grande motor da nossa economia”

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies