Portal do Agro
Integrantes dos Fóruns de Agricultura Familiar de Roraima (FAF) receberam comitiva do Amapá
Destaque Notícias

Comitiva do Amapá visita Roraima e conhece experiência dos Fóruns de Agricultura Familiar

Dulcivânia Freitas – Jornalista

Integrantes dos Fóruns de Agricultura Familiar de Roraima (FAF) receberam uma comitiva do Amapá com o objetivo de demonstrar a metodologia de trabalho e os resultados que a iniciativa vem alcançando no Estado. Fizeram parte da visita técnica o chefe-geral da Embrapa Amapá, Nagib Melém; o secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Daniel Montagner; o secretário estadual do Meio Ambiente, Robério Nobre; o diretor-presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento Rural, Hélio Dantas Soares; e o deputado estadual Jesus Pontes.

A programação foi iniciada no dia 31/05, na capital Boa Vista, no auditório da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima (Eagro/UFRR), localizada no campus Murupu, coordenada pelo chefe-geral da Embrapa Roraima, Otoniel Duarte. Também participaram do evento, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Emerson Baú; o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Marlon Cristiano Buss; e representantes de associações e cooperativas de produtores de Roraima integrados aos Fóruns.

Ainda na sexta-feira, 31/05, a programação incluiu uma visita a um frigorífico; e no sábado, 1º/06 a equipe esteve no pólo cajueiro do município de Normandia, onde foi recebida pelo prefeito Vicente Adolfo Brasil, secretários municipais de Agricultura e de Meio Ambiente, e representantes do Fórum local.  Neste município o polo produtivo da cultura do caju beneficia diretamente 57 produtores envolvidos no planejamento de beneficiamento da polpa e castanha para exportação, com apoio da Embrapa Agroindústria Tropical de Alimentos (CE).  

“O modelo do Fórum de Agricultura Familiar de Roraima serve para ser adaptado para toda a Amazônia. Nesse contexto, a Embrapa Amapá mobilizou os dirigentes da SDR, Sema e Rurap para conhecerem in loco esta experiência, inclusive participamos de uma reunião do Fórum de Boa Vista”, destacou o chefe-geral da Embrapa Amapá. Os gestores dos órgãos que estiveram em Roraima consideraram viável implantar a adaptação do modelo do Fórum no estado do Amapá e estão se mobilizando para elaborar um planejamento de ações.                

Inclusão  

Os Fóruns de Agricultura Familiar são uma iniciativa da Embrapa Roraima e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RR), e têm por objetivo discutir as demandas da produção rural familiar, buscando soluções para os impasses que dificultam o seu desenvolvimento. A metodologia envolve reuniões mensais. Atualmente os Fóruns funcionam nos 15 municípios do estado, atingindo cerca de 1500 trabalhadores rurais, inserindo-os nas discussões sobre a atividade agropecuária em Roraima. Por demandas dos produtores, surgiram nos Fóruns a necessidade de realizar reuniões nos interiores dos municípios, devido à dificuldade de logística para participação dos agricultores nas sedes dos municípios. Assim surgiram os conselhos de desenvolvimento local, que atuam nas comunidades. 

“É um esforço conjunto, que permite a Embrapa realizar pesquisas e ações de transferência de tecnologia mais integradas às dinâmicas locais, contribuindo para o aumento da produção e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores”, disse o chefe-geral da Embrapa Roraima, Otoniel Duarte.

O primeiro Fórum foi criado em 2013, no município de Rorainópolis, maior pólo de produção da agricultura familiar do estado. Entre os principais resultados dos Fóruns estão a criação dos pólos produtivos cacaueiro (sul do estado), cajueiro (região do cerrado) e cafeeiro (região serrana) em Roraima. A Embrapa também promove capacitações e auxilia no encaminhamento das propostas discutidas e aprovadas nas reuniões às instâncias competentes. Atuam em conjunto com os FAF’s os poderes públicos municipal, estadual e federal, as agências de desenvolvimento, sindicatos dos trabalhadores rurais, centros de pesquisa e extensão rural, cooperativas e diversas entidades organizações representativas da agricultura familiar no estado.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Embrapa retoma atendimentos presenciais no Amapá dia 1º de março

Cleber Barbosa

3ª ExpoVale começa hoje e promete aquecer a economia da região do Vale do Jari

Redação Portal do Agro

Simpósio na Embrapa apresenta estudos em nutrição e segurança de alimentos

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies