O FDA (Food and Drug Administration) aprovou um novo antimicrobiano para uso em bovinos e suínos nos Estados Unidos. A pradofloxacina, uma fluoroquinolona de 3ª geração, chega com indicação para o tratamento de doenças respiratórias nessas espécies.
Nos Estados Unidos, há uma rígida política para garantir o uso correto dos antimicrobianos clinicamente importantes. Essas medidas implementadas pelo FDA determinam que todos os antimicrobianos clinicamente importantes exigem a autorização de um veterinário licenciado para seu uso nas espécies e caterorias para os quais foram liberados. O órgão acredita que dessa forma, confiando na formação e especialização do médico veterinário, estarão garantindo o uso correto dos produtos, reduzindo assim os riscos de induzir à resistência bacteriana aos antibióticos.
A pradofloxacina tem aplicação restrita a determinadas idades e classes de bovinos, para o tratamento de doenças respiratórias (DRB) provocadas ou associadas a Mannheimia haemolytica, Pasteurella multocida, Histophilus somni e Mycoplasma bovis. Com o uso restrito para bovinos destinados ao abate e reprodução com menos de 1 ano, o produto não tem indicação para bovinos destinados à reprodução com 1 ano ou mais, bezerros de corte com menos de 2 meses, bezerros leiteiros e bezerros de vitela.
Para suínos, o FDA aprovou o novo fármaco para o tratamento da síndrome respiratória suína (SRS) associada à Bordetella bronchiseptica, Glaesserella (Haemophilus) parasuis, Pasteurella multocida, Streptococcus suis e Mycoplasma hyopneumoniae. O medicamento só pode ser prescrito para suínos desmamados destinados ao abate e não tem indicação para suínos destinados à reprodução ou lactentes.
O novo fármaco deve ser administrado por via subcutânea em bovinos, na dose de 10 mg/kg de peso corporal e, para suínos, deve ser aplicado via intramuscular profunda, na dose de 7,5 mg/kg de peso corporal.
A pradofloxacina chegará ao mercado Americano sob a marca Pradalex, propriedade da Elanco US Inc. com sede em Greenfield, Indiana e com uma grande operação também aqui no Brasil. Ainda não temos conhecimento se e quando esse produto poderá ser disponibilizado também para o mercado brasileiro.