Portal do Agro
Foto Premix
Artigos Colunistas Destaque Notícias

TUBERCULOSE BOVINA – ESTUDOS APONTAM A POSSIBILIDADE DE UMA VACINA

Estudos conduzidos por pesquisadores das Universidades Penn State, Cambridge e de Adis Abeba, publicados na revista Science, demonstraram que a vacina contra a tuberculose utilizada em humanos pode reduzir significativamente a infecção em bovinos. O estudo demonstra que a vacinação eleva a resposta imunológica contra o agente causador, aumentando as perspectivas de eliminação e controle da doença nos animais infectados.

A tuberculose bovina é uma doença infecciosa crônica que pode infectar outros animais, inclusive seres humanos. Causada pela bactéria Mycobacterium bovis, essa é uma das enfermidades que causa grande preocupação às autoridades de saúde em todo o mundo.

A transmissão da doença em bovinos ocorre principalmente por meio do contato direto entre animais infectados e sadios. Respiração, secreções nasais e saliva são as maneiras mais comuns de transmissão, mas ela também pode acontecer de maneira indireta, por meio de alimentos, água ou equipamentos contaminados. A transmissão de animais para seres humanos tem ainda na ingestão de leite cru de vacas infectadas uma importante fonte de contaminação.

Tosse crônica e perda progressiva de peso são alguns dos principais sinais clínicos da doença, que, associado à fraqueza, até a presença de abscessos nos pulmões, fígado e outros órgãos deixam o diagnóstico sugestivo mais claro. Entretanto, o que torna a doença mais preocupante e o seu controle desafiador são os animais assintomáticos, que, embora infectados, não apresentam sinais clínicos, mas têm potencial de transmitir a doença para animais sadios.

O controle da doença exige medidas de bioseguridade, como a higienização das instalações, controle de vetores e de acesso à propriedade, entre outros, que transformam essa tarefa bastante complexa e exige uma abordagem bastante ampla. A rotina de exames e um rígido protocolo de entrada de animais na propriedade são fundamentais para o controle da doença, mas que não eliminam os riscos.

Testes regulares de diagnóstico intradérmico com tuberculina devem estar na rotina do rebanho, sobretudo na entrada e movimentação de novos animais. Animais positivos devem ser isolados e submetidos ao abate sanitário com acompanhamento das autoridades sanitárias locais.

Há muito que a tuberculose bovina representa um grande problema para a pecuária mundial, sobretudo nos países menos desenvolvidos.  A possibilidade de desenvolvimento de novas medidas de controle e prevenção à doença são sempre bem-vindas e até mesmo urgentes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Em evento histórico, curso de agronomia é aberto na Região dos Lagos do Amapá

Redação Portal do Agro

Engenheiros Florestais do Amapá capacitados para uso de software da Embrapa

Redação Portal do Agro

Comissão da OAB analisa Decreto de transferência das terras da União ao AP

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies