Portal do Agro
Artigos Colunistas

BÚFALOS: ANIMAIS VERSÁTEIS E PRODUTIVOS

Poucos sabem o quanto os búfalos são produtivos, dóceis e fáceis de criar. Muitos apreciam os alimentos feitos a partir do leite de búfala, como iogurtes e queijos especiais. Existem diferentes tipos de búfalos, como os búfalos d’água, mediterrâneos e indianos, que frequentemente são confundidos com o búfalo africano (Syncerus caffer). É importante destacar que eles são bem diferentes, pertencendo, inclusive, a gêneros distintos.

Enquanto o búfalo africano é selvagem e praticamente impossível de domesticar, o búfalo d’água (Bubalus bubalis) é dócil, resistente e bastante versátil. Ele é usado para produzir leite, carne, e até como animal de tração e montaria.

O búfalo é a segunda espécie mais utilizada na produção de leite no mundo. Índia, China e Paquistão lideram a produção mundial, mas países como a Itália, Grécia e Romênia se destacam pela produção do leite de búfala para a produção de produtos de alto valor, como a mozzarella e a burrata. Segundo a FAO, em 2022 foram produzidas cerca de 93 milhões de toneladas de leite de búfala, sendo que 92,3% em países asiáticos.

No Brasil, a produção de leite de búfala é de aproximadamente 3 milhões de litros por ano, concentrada nos estados do Pará e Amapá. Também há núcleos importantes em Minas Gerais, São Paulo e Paraná. A Fazenda Búfalo do Dourado, em São Paulo, é destaque nacional pela qualidade de seus queijos. Já no Paraná, a região metropolitana de Curitiba responde por cerca de 29% da produção estadual de leite de búfala.

LEITE DE BÚFALA: NUTRIÇÃO E SABOR

O leite é sempre um alimento valioso, mas o leite de búfala tem características que o tornam especial. Comparado ao leite de vaca, ele é mais rico em nutrientes como proteínas, gorduras, lactose, minerais, vitaminas e compostos bioativos, tornando-o um alimento muito rico e uma matéria-prima valiosa para a indústria de laticínios.

Diferentemente do leite de vaca, que pode ter beta-caseína A1 e A2, o leite de búfala contém apenas a beta-caseína A2, considerada mais fácil de digerir. Algumas pessoas têm dificuldade para processar a beta-caseína A1, o que pode causar desconfortos digestivos e alérgicos. Por isso, o leite de búfala é uma boa alternativa para essas pessoas.

Além disso, é rico em vitaminas A, B12 e C, assim como de minerais e compostos antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Embora seja altamente nutritivo, o leite de búfala também é mais calórico, algo que deve ser levado em conta para o consumo diário.

CARNE DE BÚFALO: SABOR E QUALIDADE

A carne de búfalo é tão parecida com a carne bovina que muitas vezes é difícil diferenciá-las. No entanto, há características únicas:

  • Cor mais escura
    A carne de búfalo tem um tom mais vermelho, devido à maior quantidade de ferro e menor teor de gordura intramuscular.
  • Maciez
    Ao contrário do que se acredita, a carne de búfalo não é mais dura. Essa ideia vem do fato de que, no passado, esperava-se muito para enviar os búfalos para o abate, quando não eram enviados somente animais velhos. Tecnicamente, quando comparados animais da mesma idade, a carne de búfalo é tão macia quanto a bovina.

Vale destacar que o que confere maciez à carne é, principalmente a idade: quando mais jovem, mais macia é a carne.

  • Sabor
    A carne de búfalo tem um leve sabor adocicado com um toque terroso, mais perceptível quando consumida ao ponto ou mal passada. Quando passada demais, perde-se essa característica.
  • Gordura branca
    A gordura do búfalo é naturalmente branca, pois ele converte o caroteno dos alimentos em vitamina A de forma mais eficiente que o boi, cuja gordura tende a ser mais amarelada devido ao armazenamento de betacaroteno.

Os búfalos são animais versáteis e produtivos, capazes de oferecer leite e carne de alta qualidade. Seu leite é rico em nutrientes, ideal para quem busca opções saudáveis. Sua carne carece de mais esclarecimento a respeito de suas características, para que se quebrem os mitos de uma carne mais dura. A carne de búfalo é macia, saborosa e muito nutritiva.

Você já consumiu carne, leite ou algum derivado de búfalos? Deixe seu comentário para sabermos qual foi a sua impressão…

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Related posts

Marcus Rezende: O controle de plantas daninhas

Cleber Barbosa

BONS PROFISSIONAIS NÃO SAEM DE BOAS EMPRESAS, ELES SÃO EXPULSOS!

Marcus Rezende

PROBIÓTICOS, PREBIÓTICOS, ÓLEOS ESSENCIAIS E VACINAS; ONDE ESTARÁ O FUTURO DA SAÚDE ANIMAL?

Marcus Rezende

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies