Portal do Agro
Desenvolvido pela Embrapa, aplicativo será apresentado na TecnoAgro 2019, no Parque de Exposições de Macapá
Destaque Notícias

Aplicativo Zarc Plantio Certo é apresentado na abertura da TecnoAgro 2019

A Embrapa Amapá apresentará durante a abertura da TecnoAgro 2019 do Amapá, a mais nova ferramenta de inovação da empresa, trata-se do aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, que de forma simples e ágil leva aos produtores as informações oficiais do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ferramenta utilizada para orientar os programas de política agrícola do governo federal. A abertura do evento acontecerá a partir das 18h desta quarta-feira, 26/06, no Parque de Exposições Engenheiro Agrônomo Antônio Roberto Ferreira da Silva, localizado em Fazendinha, Macapá (AP), e a programação se estenderá até a sexta-feira, 28/06.

O aplicativo desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP) foi lançado pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, no último dia 18/06, na ocasião do anúncio do Plano Safra 2019/2020, em Brasília, e já apresenta os dados do Zarc do Amapá, que permite identificar os plantios em que há menor chance de perda na safra devido eventos climáticos adversos (recomendação por cada decêndio – dez dias), nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. São mais de 40 culturas agrícolas e sistemas de produção, em todos os municípios do país que estão contemplados no aplicativo. No Amapá, atualmente os dados apresentados são das culturas do feijão-caupi, milho e soja.

Os atendimentos às recomendações do Zarc são obrigatórios para o agricultor acessar os recursos do Programa de Garantia de Atividade Agropecuária (Proagro), do Proagro Mais, destinado à agricultura familiar, e do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

Embrapa na TecnoAgro 2019

A Embrapa ainda estará presente na feira TecnoAgro 2019 na oficina “Uso do leite de búfala na produção dos queijos manteiga e creme”, na mesa-redonda “Implantação do Promebull Amapá: tecnologias para o sistema de produção de búfalos leiteiros do estuário do Amapá”, na mesa redonda “Fertilização In Vitro” e na aplicação de questionários de triagem para seleção de produtores para o Projeto de Melhoramento Genético de Búfalos do Amapá (Promebull), etapa que será realizada pela equipe de analistas e pesquisadores da área de Transferência de Tecnologias da Embrapa Amapá.

Circuito TecnoAgro

O Circuito TecnoAgro é um conjunto de feiras de negócios realizadas em todo os espaços disponíveis para a exposição do potencial agropecuário do Amapá. É voltado para pequenos, médios e grandes produtores, além de instituições financeiras e de insumos que atuam no setor agrícola e da pecuária, como forma de incentivar e contribuir para a expansão do setor produtivo por meio de ciência e tecnologia. Esta edição, encerra o circuito de feiras e agrega a 1ª ExpoBufálo e 1° ExpoLeilão, atividades com foco comercial e de geração de renda.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

CNA estima prejuízos do agronegócio em R$ 6,6 bilhões com bloqueios de estrada

Redação Portal do Agro

Setor da pesca inaugura a Casa do Pescador na Ilha de Santana, estado do Amapá

Redação Portal do Agro

ExpoBúfalo vai apresentar potencial da economia bubalina no Amapá

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies