Portal do Agro
O ministro Nabhan Garcia com lideranças políticas do Amapá em uma das muitas reuniões | CB
Destaque Notícias

Após mobilização política, ministro viaja ao Amapá para iniciar regularização de terras

Portal Conexão Brasília

Titular da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários, o ministro Nabhan Garcia confirma viagem ao Amapá na próxima segunda-feira, dia 23, para iniciar o processo de regularização fundiária que poderá finalmente dar ao ex-Território Federal a titularidade de suas terras. A agenda é resultado de forte mobilização política de lideranças locais em seguidas reuniões com Nabhan Garcia em Brasília, que em julho deste ano anunciou a formação de uma Força-Tarefa para acelerar o processo.

O senador Lucas Barreto (PSD/AP), que acompanhou todas as tratativas e diálogos com o governo federal, avalia que a instalação da força-tarefa deixou patente a decisão de atender ao pleito das bancadas federal e estadual do Amapá. “Este é o sonho de todo amapaense, que está lá na labuta do campo, onde não há conflitos agrários, eles só querem trabalhar na agricultura, na pecuária em paz e com segurança jurídica”, diz o parlamentar.

Outra liderança com forte atuação e representatividade do campo, o deputado estadual Jesus Pontes (PTC/AP) esteve em todas as etapas da longa negociação pela regularização fundiária do Amapá. Para ele, trata-se do maior gargalo para o pleno desenvolvimento econômico do estado. “Fazer a regularização fundiária é a resolução do nosso maior problema, dele derivam todos os outros, pois a partir de sermos donos de nossas terras poderemos dar um salto no setor produtivo, com isso gerando emprego e renda, dando dignidade à nossa gente e capacidade ao poder público em ofertar obras e serviços públicos para todos”, avalia Pontes.

Em um dos encontros com lideranças do Amapá em Brasília, o ministro Nabhan Garcia declarou que a agenda com o Amapá faz parte de uma diretriz da atual administração federal em resgatar a região amazônica. “É um compromisso do presidente Bolsonaro estar ao lado dos estados amazônicos, para transformar essa região tão pujante em uma região realmente integrada ao progresso, ao desenvolvimento e ao respeito ao direito da propriedade”, disse o ministro.

Leia também:

Missão

Coube ao atual governo a alteração na estrutura da pasta do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento, com a criação da Secretaria Especial de Assuntos Fundiários, que passou a tratar da regularização fundiária, incluindo as atividades de identificação e demarcação de terras indígenas e quilombolas, o licenciamento ambiental e as políticas de reforma agrária. Quando anunciado para a pasta, o produtor rural Luiz Antônio Nabhan Garcia disse ter recebido uma missão muito clara: garantir a segurança jurídica e econômica para o país, sem prejudicar direitos de quem quer que seja. “É só seguir a lei”, declarou ele à imprensa após a posse.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Salve o Dia do Café, bebida mais popular entre os brasileiros!

Cleber Barbosa

ExpoBúfalo vai apresentar potencial da economia bubalina no Amapá

Redação Portal do Agro

Crise de oferta de insumos agrícolas valoriza agricultura de precisão e digital

Cleber Barbosa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies