Cleber Barbosa, da Redação
A empresa Caramuru Alimentos realizou no fim de semana o primeiro embarque de farelo de soja para a Europa. Há duas semanas, ela começou a receber os comboios de barcaças com farelo de soja oriundos do Centro Oeste para ser exportados pelo Porto de Santana, no Amapá. O mega projeto de escoar a produção de grãos do Mato Grosso, Goiás e Tocantins pelo Norte do Brasil passou a ser tratado como uma alternativa para os problemas de congestionamento de portos como os de Paranaguá (PR) e Santos (SP).
Segundo o diretor da empresa, Mamede Alles, a Caramuru fez um investimento de R$ 2,5 milhões no Porto de Santana, para a instalação de novos silos de armazenamento de grãos, bem como toda a logística de transporte e abastecimento de navios, como correias, pórtico de descarga. “Esse farelo é chamado tecnicamente de SPC, que significa proteína se soja concentrada, que já é o terceiro refino da soja e que será usada como ração de peixe, no caso salmão da Noruega”, disse o executivo.
A Caramuru tem uma expectativa de realizar pelo menos 12 embarques de navios com esse produto a partir do Porto de Santana. Estimativas dão conta de que quando a produção de soja no Amapá chegar a 1 milhão de toneladas por ano será viável ter uma esmagadora de grãos no estado e assim fazer esse tipo de operações no próprio estado e assim incrementar a indústria de alimentos, com os subprodutos da soja – como ração animal.
Acompanhe vídeo institucional das Docas de Santana sobre o embarque
Sobre a Caramuru
Fundado em 1964 por Múcio de Souza Rezende, na cidade de Maringá, no Paraná, o Grupo Caramuru pertence atualmente à família Borges de Souza. Com espírito empreendedor e foco na qualidade de seus produtos, cresceu, explorou novos nichos, se consolidou no mercado e se tornou o principal grupo brasileiro no processamento de soja, milho, girassol e canola.
Presente hoje nos estados de Goiás, Paraná, Mato Grosso e São Paulo, atua nos segmentos animal, industrial, produtos de consumo, commodities, biodiesel e logística. Por meio de diversas linhas de produtos naturais à base de soja, milho, girassol e canola, o Grupo atende consumidores de diversas regiões do Brasil, além de fornecer matéria prima para fabricantes de massas, biscoitos, snacks, corn flakes e outros segmentos, como cervejarias, mineradoras e a indústria de ração.
O Grupo Caramuru também se destaca pela logística de movimentação de produtos e grãos, com fortes investimentos no Porto de Santos, Tubarão e Santana, em ferrovias e na Hidrovia Tietê-Paraná, favorecendo a utilização de transportes multimodais e a diminuição dos custos operacionais.