Portal do Agro
Ministro Blairo Maggi e governador Waldez Góes com a certificação | Fotos: Marcelo Loureiro/GEA
Destaque Notícias

Cerimônia marca reconhecimento oficial do Amapá como livre da aftosa, com vacinação

O governador Waldez Góes e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, assinaram nesta terça-feira, 5, a Instrução Normativa que reconhece o Amapá como zona livre de aftosa com vacinação. Com o Amapá recebendo o certificado, agora o Governo Federal se mobilizará para conseguir a declaração do Brasil como país livre da febre aftosa com vacinação. A previsão é que o anúncio seja feito durante a reunião anual da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), marcada para abril de 2018, em Paris.

De acordo com o governador Waldez Góes, o Estado vive um momento de festa, mas também de grande responsabilidade. “Nós temos muito a agradecer a todos os envolvidos. Foi um trabalho muito intenso nos últimos anos e eu tenho certeza que essa conquista vai marcar muito o Amapá. Agora, precisamos manter este certificado, ou seja, nosso encargo só aumenta e unidos certamente o manteremos”, destacou o governador.

Durante seu discurso o governador destacou o empenho de todos e evidenciou os profissionais de campo, que contribuíram diretamente para este momento. “Isso tudo é fruto de todo um trabalho. E destaco aqui os servidores do Estado que vão diretamente ao campo, esses profissionais foram fundamentais e já informamos que estaremos conversando com a classe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários desses trabalhadores, pois é mais que merecido”, completou Góes.

Pronunciamento do governador Waldez Góes no auditório do Sebrae | Foto: Marcelo Loureiro/GEA

 

O Estado do Amapá foi o último a ser certificado livre da aftosa com vacinação, mas será um dos primeiros a ser reconhecido como área livre sem vacinação. O ministro Blairo Maggi afirmou que após reconhecimento internacional o programa de retirada da vacina iniciará pelo norte.

“Vamos começar esse programa aqui pelos Estados do norte, que foram os últimos a entrar e serão os primeiros nessa atividade. E enfatizamos que os produtores poderão comercializar seus produtos para os cenários nacional e internacional sem nenhum problema”, destacou.

Em outro ponto o ministro se mostrou satisfeito com a união política do Amapá e demais seguimentos em relação ao assunto. “Quero agradecer aqui ao governador e à classe política como um todo e aos produtores rurais porque esse é um evento que, se todos não estiverem na maior sintonia, não acontece. Fica aqui o reconhecimento ao governo do Estado pelo empenho, e assim podemos declarar que esse é um Estado livre da febre aftosa com vacinação”, falou Maggi.

O Estado cumpriu uma lista de critérios, que incluíam padronizar e harmonizar a execução das ações de defesa sanitária animal de acordo com as normas preestabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como melhorias nos processos de trabalho; treinamento e capacitações para os servidores que de alguma forma atuem em defesa sanitária; implantação de sistema informatizado para a emissão de Guias de Trânsito Animal; realização de fiscalizações em propriedades nas quais se identifique, por qualquer meio, variação improvável no saldo de animais, entre outras.

Para o diretor-presidente do Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), José Renato Ribeiro, a certificação só traz benefícios ao Estado. “Essa certificação agrega valor ao produto, ao quilo da carne, da arroba do boi na fazenda, melhora a comercialização, estimula mais produtores a investirem no Estado do Amapá e estimula o produtor local a investir na sua propriedade, no melhoramento genético, na reprodução animal, resultando no aumento da produção”, pontuou.

Atualmente o estado possui um rebanho de 341 mil cabeças. Na ação de vacinação contra aftosa em 2016, foram vacinados mais de 96% do rebanho. Este ano os primeiros dados da Diagro, apontam que 91%, foram imunizados. A Agência de Inspeção do Amapá, informará ao Mapa os dados oficiais de 2017 até o dia 10, de dezembro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

O que mudou com o novo decreto que flexibiliza a posse de arma no campo ou na cidade?

Redação Portal do Agro

Prazo para renegociação de dívidas rurais com o BASA vai até 29 de dezembro

Redação Portal do Agro

Candidato a pesquisador-chefe da Embrapa no Amapá apresenta propostas

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies