Portal do Agro
O projeto Pecuária Sustentável foi iniciado em 2017 no estado do Pará | WEB
Destaque Notícias

Pecuária Sustentável, a ressignificação do modo de produzir na Amazônia

Acordar cedo, antes mesmo do dia clarear, tomar um café preto, subir na cela de um cavalo e reunir o gado para sair em busca de uma melhor pastagem. O descritivo na verdade é a rotina diária de homens e mulheres que lutam para sobreviver por meio da pecuária extensiva. Desde 2017, pelo menos para treze produtores rurais, criadores de gado de corte e leite essa realidade mudou, a chegada da pecuária intensiva com a adoção de boas práticas de manejo do pasto trouxe mais segurança aos pecuaristas que passaram a acreditar que é possível ter bons resultados a partir da pecuária.  

Mas, o que há de comum entre os pecuaristas que trabalham de forma extensiva para os produtores que aderiram a pecuária intensiva? O amor pela atividade que herdaram dos pais e a esperança de dias melhores para quem vive da criação do gado de corte ou de leite “Pesquisamos muito material lá atrás e não tínhamos segurança para aplicar na prática, ou aplicamos de forma incorreta, e com isso não tínhamos o resultado esperado. Com a assessoria técnica passamos a ser mais assertivos e o resultado veio de imediato, e o melhor, sem fazer investimentos astronômicos”, recordou o pecuarista Brunoro Giordano que possui uma propriedade na região de várzea e via com o descer e subir das águas o gado ganhar e perder peso a cada seis meses do ano.  

Manejo da pastagem

O diagnóstico inicial provou que é possível produzir de forma sustentável

Brunoro é apenas um dos treze pecuaristas de Oriximiná que aderiram ao projeto e que tem buscado junto aos demais pecuaristas que compõem o grupo a unidade para fazer o projeto obter resultados significativos. “Somente na mudança do manejo da pastagem e divisão das áreas em piquetes você já observa pasto sobrando. Jorce Petry [pecuarista que também integra o grupo] é um exemplo disso. Não corrigiu o solo mais dividiu sua área, implantou cochos e bebedouros e hoje tem pasto sobrando. Nosso maior avanço está na consciência, na forma de pensar e agir com responsabilidade rural, com mais planejamento e com isso mais acertos e resultados apareceram”, finalizou.

O Pecuária Sustentável é um projeto desenvolvido pelo Programa Territórios Sustentáveis, uma iniciativa de gestão integrada entre Agenda Pública, Ecam, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Mineração Rio do Norte (MRN) e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid). O Pecuária Sustentável conta ainda com o apoio financeiro da Associação para Preservação da Floresta Tropical (Regnskgsföreningen).

 
 
DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

In memorian: relembramos entrevista de Otavio Ohashi ao Portal do Agro

Cleber Barbosa

Órgão de licenciamento ambiental do Amapá é novamente alvo de operação da PF

Redação Portal do Agro

Senar e Rurap assinam acordo de cooperação técnica para a formação profissional no campo

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies