Portal do Agro
A dica para a festa de fim de ano proporciona uma experiência sensorial inesquecível e saudável
Gastronomia

Crumble de Manga com Pêssego é a sobremesa saudável para seu Réveillon

A Chef Dani Faria Lima, ensina uma sobremesa incrível e saudável que pode ser feita para a Ceia de Réveillon ou mesmo para ser apreciada no café da manhã, lanche da tarde ou como sobremesa no dia a dia. “Por não ser doce demais, a receita é muito refrescante, ideal para o verão e para as férias. E as crianças adoram quando acrescentamos uma colher de iogurte natural”, afirma Lima.

Ingredientes (Base)

1 manga (Tommy, Rosa, Palmer)

5 pêssegos

1 colher de sopa de suco de limão

3 colheres de sopa de polvilho doce ou Farinha Zaya

 

Ingredientes (Crosta)

1 xícara de chá de aveia em flocos

1/2 xícara de chá de castanha de caju (sem ser salgada)

1/2 xícara de chá de farinha de amêndoas (opcional)

1/3 de xícara de chá de açúcar de coco ou adoçante de preferência (xilytol, eritritol, etc)

1 colher de sopa de cacau em pó

1/4 de xícara de manteiga gelada

1/4 de colher de chá de canela em pó

 Modo de preparo

Corte a manga e os pêssegos em cubos médios e coloque 1 colher de sopa de suco de limão misturando bem. Acrescente as 3 colheres de sopa de polvilho doce ou farinha Zaya e misture para que essa farinha retenha o suco que vai sair das frutas. Com a farinha, a fruta vai ficar macia, bem molinha, mas sequinha. Coloque em um refratário e pressione no fundo fazendo uma “caminha” de frutas.

Preparando a crosta: faça uma espécie de granola misturando as castanhas de caju picadas grosseiramente (pode ser substituída por nozes ou amêndoas), a aveia em flocos, o açúcar de coco ou adoçante de preferência, o cacau em pó, a canela, a farinha de amêndoas e manteiga gelada. Massageie a manteiga na mistura dos ingredientes para criar uma farofinha bem úmida (a manteiga vai derretendo com o calor das próprias mãos).

Cubra as frutas que estão no refratário espalhando a farofa uniformemente e pressionando bem. Coloque no forno pré aquecido a 180 graus por 25 – 30 minutos. Pode ser servido quente ou frio.

A especialista

Dani Faria Lima é o que se define como “Healthy Chef”, que seria um “Chef Saudável”, e está ganhando o Brasil com a sua proposta de ensinar suas vivencias e experiências sobre alimentação saudável de uma forma bem diferente. … Um evento itinerante sobre cozinha saudável onde ela vai viajar todo o Brasil compartilhando suas experiências no assunto.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Os melhores – e piores – acompanhamentos para o açaí nosso do dia a dia

Cleber Barbosa

Confira quatro receitas saudáveis para as suas ceias de Natal e Ano Novo

Redação Portal do Agro

Chef amapaense inova e lança primeiro prato com gengibirra na receita

Redação Portal do Agro