Portal do Agro
Média diária de precipitações deve ficar entre 10 e 25 milímetros durante este mês | Foto: Ailton Leite
Notícias

Meteorologia prevê chuvas de até 200 milímetros em julho no Amapá

Da Redação

Os modelos climáticos do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa) prevêem precipitações de até 200 milímetros nas áreas central, norte e leste do estado. Já para a região sul e oeste, as chuvas devem ficar abaixo da média para o período, com a concentração de chuvas de aproximadamente 150 milímetros.

“As chuvas com acumulados diários variando entre 10 e 25 milímetros devem ocorrer neste mês, podendo chegar a aproximadamente 190 milímetros, principalmente sobre os municípios do norte do estado. A gente também tem previsão de acumulados de até 120 milímetros sobre a área central do estado”, detalhou o meteorologista e gerente da Sala de Situação do Amapá (SSAP/NHMET), Jefferson Vilhena.

Ele ainda pontuou que, sobre o Rio Jari, os acumulados de chuvas possuem um tempo de resposta de acúmulo no nível do rio de até 25 dias. Já para os rios Oiapoque, Araguari e Amaparí, o nível do rio aumentam de 13 a 20 dias depois dos eventos de chuvas nas cabeceiras. Os Rios Falsino, Calçoene e Cassiporé, possuem um período de resposta variando entre 5 e 10 dias.

Chuvas de junho

O acumulado de chuvas de junho indicou um total de 250 milímetros de chuvas sobre a região sul do estado e próximo de 150 milímetros sobre a Região Metropolitana de Macapá. A média mensal de precipitação gira em torno de 166,8 milímetros na porção centro-oeste e 309 milímetros na porção norte-leste-sul do estado.

“As chuvas ocorreram abaixo do esperado para a maioria das cidades do estado com variações de aproximadamente 46,27% abaixo da média normal com as mínimas ocorrendo em grande parte do estado do Amapá. Já para os municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, ocorreram eventos de chuvas com acumulados que variaram entre de 200 e 250 milímetros. Tivemos ainda os registros de até 31,2 milímetros de chuva em um único dia”, resumiu o meteorologista.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Fusão entre Koppert e Geocom deve garantir mais tecnologia para o agro

Cleber Barbosa

Meteorologia prevê chuvas acima da média em algumas regiões produtoras

Cleber Barbosa

Agrotecnologia: Professores debatem no rádio cursos da UFRA no Amapá

Cleber Barbosa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies