Portal do Agro
Média diária de precipitações deve ficar entre 10 e 25 milímetros durante este mês | Foto: Ailton Leite
Notícias

Meteorologia prevê chuvas de até 200 milímetros em julho no Amapá

Da Redação

Os modelos climáticos do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa) prevêem precipitações de até 200 milímetros nas áreas central, norte e leste do estado. Já para a região sul e oeste, as chuvas devem ficar abaixo da média para o período, com a concentração de chuvas de aproximadamente 150 milímetros.

“As chuvas com acumulados diários variando entre 10 e 25 milímetros devem ocorrer neste mês, podendo chegar a aproximadamente 190 milímetros, principalmente sobre os municípios do norte do estado. A gente também tem previsão de acumulados de até 120 milímetros sobre a área central do estado”, detalhou o meteorologista e gerente da Sala de Situação do Amapá (SSAP/NHMET), Jefferson Vilhena.

Ele ainda pontuou que, sobre o Rio Jari, os acumulados de chuvas possuem um tempo de resposta de acúmulo no nível do rio de até 25 dias. Já para os rios Oiapoque, Araguari e Amaparí, o nível do rio aumentam de 13 a 20 dias depois dos eventos de chuvas nas cabeceiras. Os Rios Falsino, Calçoene e Cassiporé, possuem um período de resposta variando entre 5 e 10 dias.

Chuvas de junho

O acumulado de chuvas de junho indicou um total de 250 milímetros de chuvas sobre a região sul do estado e próximo de 150 milímetros sobre a Região Metropolitana de Macapá. A média mensal de precipitação gira em torno de 166,8 milímetros na porção centro-oeste e 309 milímetros na porção norte-leste-sul do estado.

“As chuvas ocorreram abaixo do esperado para a maioria das cidades do estado com variações de aproximadamente 46,27% abaixo da média normal com as mínimas ocorrendo em grande parte do estado do Amapá. Já para os municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, ocorreram eventos de chuvas com acumulados que variaram entre de 200 e 250 milímetros. Tivemos ainda os registros de até 31,2 milímetros de chuva em um único dia”, resumiu o meteorologista.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Bioinsumos auxiliam produtores no controle de pragas e na redução de custos

Cleber Barbosa

Confederação quer extensão de incentivos do ICMS a insumos agropecuários

Cleber Barbosa

Amapá caminha para erradicação da mosca da carambola, anuncia Diagro

Redação Portal do Agro