Portal do Agro
O Kronos foi desenvolvido a partir de conexão feita pelo Pulse, hub de inovação da Raízen | Foto: Divulgação
Notícias

Startup produz implemento que reduz 40% custos de tratos da cana

Da Redação

A Agricef, startup de máquinas, implementos e serviços agrícolas, desenvolveu um implemento inédito para os tratos culturais da cana soca que reduz os custos operacionais em até 40%. O  Kronos, como é conhecido, promove a aplicação dos insumos na medida e tempo corretos, além de diminuir a quantidade de equipamentos e mão de obra da operação.

Segundo Efraim Albrecht, diretor de operações da Agricef, empresa parceira do Pulse, hub de inovação da  Raízen, a solução foi desenvolvida a partir de uma demanda da companhia. “Os principais desafios indicados foram: garantir que a cana soca fosse tratada conforme as recomendações agronômicas, fazer com que as aplicações de inseticida, herbicida e fertilizante tivessem alto rendimento e baixo custo operacional; redução do desperdício de insumos; maior controle e padronização nas operações visando a terceirização e atendimento às recomendações de segurança, saúde e meio ambiente (SSMA), além de contribuir com as iniciativas de ESG da empresa”, explica.

O planejamento e fabricação do equipamento, assim como a validação de suas funcionalidades, foi feito em parceria entre as duas empresas. Dessa maneira, o Kronos surgiu como o único implemento do mercado que integra cinco operações de tratamento da cana soca, sendo responsável pela: aplicação de fertilizante, de inseticida em profundidade e superficial, de herbicida e preparo de solo. Todas essas ações podem ser executadas simultaneamente em apenas uma passada. “Além do ganho na eficiência operacional há também mecanismos que dosam as taxas e quantidades aplicadas, conforme a recomendação para cada talhão”, explica Albrecht.

A Raízen já tem 31 parques de bioenergia em operação e o implemento está sendo produzido comercialmente para ser utilizado em todos.

De acordo com Thiago Mercadante Neves, gerente de logística agroindustrial da Raízen, o Kronos é um equipamento embarcado com avançadas tecnologias na qualidade de aplicação, que proporciona uma grande melhoria na eficiência das operações. “Antes do equipamento, realizávamos quatro operações de forma separada, sendo elas: a adubação, a descompactação do solo, a aplicação de inseticidas  por meio do corte  da soqueira e a aplicação de herbicidas. Cada operação em uma passada, o que exigia uma quantidade maior de tratores na lavoura e consequentemente  um custo maior com combustíveis. Em grande parte, essas aplicações eram realizadas sem tecnologia embarcada para controle de vazão, o que também não ajudava na gestão eficiente dos insumos. Nos últimos anos tivemos importantes investimentos no Kronos e ainda temos previstas algumas expansões, caminhando sempre em sinergia com a vinhaça localizada e com nosso planejamento estratégico.”

Além do implemento, a Agricef oferece aos clientes uma solução completa de tratos culturais da cana soca, com acompanhamento em campo e geração de dados da operação. “Vamos monitorar as operações e junto com o cliente tomar as ações necessárias para a melhoria contínua. Mais do que um implemento em campo, nosso objetivo é materializar a tecnologia por meio de um processo”, explica Roberto Biasotto, marketing Agricef.

Agricef

A Agricef foi fundada em 2005, na incubadora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas e inovadoras para a agricultura. Atualmente, está situada em Paulínia (SP), onde conta com laboratórios, equipamentos e profissionais especializados no desenvolvimento de produtos e processos que possam aprimorar e otimizar a produção agrícola, mas mantendo o espírito pioneiro das startups, elaborando grandes projetos, com agilidade e contato estreito com seus clientes. É startup residente do Pulse, hub de inovação da Raízen, e do AgriHub, do Sistema Famato, em Mato Grosso, e associada da Esalqtec – Incubadora Tecnológica da Esalq/USP e da Inova Unicamp.

Sobre o Pulse

O Pulse, hub de inovação da Raízen, nasceu em Piracicaba (SP) e, ao longo de cinco anos de atuação, tornou-se referência em inovação aberta no país, sendo uma importante engrenagem que viabiliza a oxigenação de novas ideias e práticas que enriquecem o agronegócio brasileiro e demais frentes de negócios como logística, indústria e varejo. Atualmente, colabora diretamente com o desenvolvimento de um grupo de mais de 51 startups parceiras e, nos últimos anos, possibilitou que mais de 90 projetos pilotos fossem ou estão sendo testados dentro da companhia. Espaço de encontro e circulação dos principais executivos do setor, grandes empresas e formadores de opinião, o hub conta com parcerias com grandes players do mercado para desenvolver projetos, como SP Ventures, Syngenta Digital, Thought for Food – na iniciativa Bytes à Mesa -, e os parceiros do projeto Agro IoT Lab para conectividade no campo: Vivo, e sua aceleradora Wayra, Ericsson e Esalqtec, incubadora da Esalq.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Com 600 líderes globais World Agri-Tech debate inovação agroalimentar

Cleber Barbosa

Incubadora tecnológica ajuda 246 empresas com inovações no agronegócio

Cleber Barbosa

Acordo Mercosul-Canadá pode injetar US$ 7,8 bi nas exportações brasileiras, diz CNA

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies