Portal do Agro
Produção saltou de cinco para 15 toneladas nesta Semana Santa | Fotos: Divulgação/CNA
Notícias

Projeto triplica produção de peixe com assistência técnica do Senar

Da Redação

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) têm feito a diferença na vida de produtores de todo o país. Com as orientações necessárias, muitos aprimoraram a gestão da propriedade e ganharam escala e transformaram suas atividades em negócios rentáveis.

Foi o que aconteceu com os piscicultores Carlos César dos Santos e Isabel Melo. O sítio usado para lazer nos finais de semana, no município de Santa Inês, no Maranhão, tornou-se uma fonte de renda para o casal com a produção de peixes, graças aos trabalhos prestados pelo Senar.

Desde 2019, eles são atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial gratuita do Senar/MA. Desde então, a produção de peixes em viveiros saltou de cinco toneladas naquele ano para 15 toneladas na safra 2021, que está sendo comercializada na Semana Santa.

Piscicultura

O piscicultor Carlos César planeja aumentar a produção para 20 toneladas de peixe por safra

“A propriedade mudou da água para o vinho a partir do acompanhamento do Senar. A cada safra a produção aumenta e o retorno disso está sendo muito positivo. Já fazemos planos para alcançar o total de 20 toneladas por ano”, destaca o piscicultor, que destaca o apoio da esposa no cuidado da gestão e de comercialização.

A área total do sítio é de 10 hectares, dos quais cinco são dedicados ao cultivo dos peixes tabatinga e curimatá. Mensalmente, o técnico do Senar e engenheiro de pesca, Marcos Pedro de Lima, realiza o atendimento na propriedade.

No início, o foco estava na organização do manejo e nas anotações econômicas. “Após o diagnóstico produtivo individualizado, identificamos a necessidade do monitoramento da água, construção de um berçário para os alevinos, separação dos peixes por tamanho e peso para o melhor controle no manejo da ração de acordo com cada fase”, destaca o técnico do Senar.

Semana Santa

A piscicultora Isabel e o técnico do Senar, Marcos Pedro (antes da pandemia)

Com todos os ajustes realizados, acrescenta o técnico, eles conseguiram realizar um planejamento que resultou em ótima safra para este ano. “O valor médio do quilo na Semana Santa foi comercializado a R$ 10, o que consideramos muito bom apesar da pandemia”, finalizou.

O Senar disponibiliza acompanhamento técnico e gerencial para mais de 20 cadeias produtivas do agronegócio, incluindo a aquicultura. Em todo o país, são 3.692 propriedades rurais de piscicultura, 326 da área de produção de camarão (carcinicultura) e 76 dedicadas à produção de moluscos (maricultura).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil produziu mais de 529 mil toneladas de peixes de cultivo, em 2019, com destaque para Paraná, São Paulo e Rondônia.

O país tem potencial para expandir a produção de pescado e ampliar o consumo do produto. Dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) indicam que cada brasileiro consome em média 10 quilos dessa proteína por ano. A ATeG do Senar pode auxiliar a alavancar a produção, como é o exemplo do casal de Santa Inês.

Capacitação

O sítio, que era utilizado apenas ao lazer, se transformou em fonte de renda

O Senar oferece cursos de formação profissional rural nessa área. Além disso, disponibiliza cursos a distância e online com foco no manejo na produção e os sistemas de produção de peixes e seus aspectos essenciais. Para conhecer, acesse http://ead.senar.org.br/

 A videoteca do Senar ainda disponibiliza vídeos sobre aquicultura, que mostram como realizar a biometria e classificação, além do povoamento na piscicultura. Clique aqui https://www.cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar/videos

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Açaí em pó entre exportações brasileiras para a China via e-commerce

Cleber Barbosa

Simpósio na Embrapa apresenta estudos em nutrição e segurança de alimentos

Redação Portal do Agro

Plataforma logística e Praticagem do Amapá são premiadas pela Antaq

Cleber Barbosa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies