Portal do Agro
Palestras, minicursos, oficinas e demonstração prática serão ofertados de quarta-feira a sábado ao setor agropecuário.
Destaque Notícias

3ª ExpoVale começa hoje e promete aquecer a economia da região do Vale do Jari

Considerando a importância das múltiplas atividades para a economia e o desenvolvimento do Vale do Jari, o Governo do Estado do Amapá (GEA) realiza, a partir desta quarta-feira, 4, no Parque de Exposição da Associação dos Criadores do Vale do Jari (Crivaj), na cidade de Laranjal do Jari, a 3ª ExpoVale. O evento, que faz parte do cronograma de atividades da TecnoAgro Amapá, será encerrado sábado, 7, com vasta programação técnica e cultural. O Vale do Jari engloba os municípios de Mazagão, Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no Amapá, e Almeirim, no Estado do Pará.

O objetivo da ExpoVale, segundo o secretário de Desenvolvimento Rural do Amapá (SDR), Robério Nobre, é ampliar o debate sobre como lidar com as realidades do setor rural do Vale do Jari e transformar o potencial produtivo em oportunidades de negócios. A programação compreenderá um conjunto de atividades voltadas para a valorização das atividades relacionadas à produção e ao desenvolvimento rural do Estado, destacando fatores relevantes como mostra de animais e produção, com destaque para a pecuária e pequenos animais, além da criação de animais silvestres em cativeiros (jacarés e quelônios).

A ExpoVale vai gerar rodadas de negócios com espaços para venda de animais e produtos de microempreendedores. Na parte técnica, haverá apresentação de tecnologias, informações e boas práticas, bem como demonstrações de processos e manipulação de equipamentos e instrumentos voltados para o desenvolvimento agropecuário. A ExpoVale terá, ainda, eventos culturais e de lazer voltados para amostra da cultura local, seu fortalecimento e divulgação, assim como promoção de manifestações populares como dança, música e gastronomia e, também, concursos, shows e rodeio.

Programação técnica

A programação técnica da ExpoVale 2018 será iniciada quinta-feira, 5, pela manhã, com a oficina “Confecção de móveis e artefatos de madeira”, coordenada pela SDR e parceiros, e ministrada por Reginaldo Silva, responsável pelo Recanto dos Artistas. A oficina é destinada a produtores agroextrativistas, microempresários, técnicos, extensionistas e acadêmicos. Ainda pela manhã de quinta-feira será ministrado o minicurso “Cultivo hidropônico”, coordenado pela Fundação Jari com instrutores do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O minicurso é voltado para produtores de hortaliças, técnicos, extensionistas e acadêmicos.

A manhã do primeiro dia da programação técnica será encerrada pela palestra “Regularização fundiária no Vale do Jari” coordenada pela SDR e instrução de um técnico do Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), tendo produtores rurais, pecuaristas, técnicos e extensionistas como público-alvo. À tarde haverá a mesa redonda “Recursos florestais madeireiros e não madeireiros para o desenvolvimento do Vale do Jari” coordenada pela Embrapa/AP com abordagem de diversos temas, como “Valorização da produção florestal através da verticalização”, “Projeto Fomento de eucalipto”, “Utilização de software Bomanejo no planejamento do manejo florestal sustentável” e “Castanha na roça: tecnologia para produção e renovação dos castanhais em área de agricultura familiar”, voltado para produtores agroextrativistas, técnicos, extensionistas e acadêmicos.

A programação ainda terá “Demonstração de Método (DM): cultivo hidropônico” coordenada pela Fundação Jari destinada a produtores de hortaliças, técnicos, extensionistas e acadêmicos. Na sexta-feira, 6, pela manhã ocorrerá a oficina “Manejo e sanidade animal”, coordenada pela SDR com apoio da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), voltada para produtores rurais, técnicos, extensionistas e acadêmicos.

Ainda pela manhã, pecuaristas, produtores rurais, técnicos, extensionistas e acadêmicos terão a oportunidade de participar da palestra “Importância da pecuária (bovina e bubalina) para o desenvolvimento do Estado do Amapá”, coordenada pela SDR, e ainda o curso “Produção de insumos para sistemas agroecológicos”, coordenado pelo Rurap com apoio da Embrapa/AP, voltado para produtores rurais, técnicos e extensionistas.

A programação terá, também, outra mesa redonda com o tema “Tecnologias para o desenvolvimento do Vale do Jari”, que será ministrada pela SDR e Rurap, abordando “Açaí: cultivo, manejo e mercado (várzea e grota), “Criação de tambaqui em tanques redes”, “Criação de camarão da Amazônia em cativeiro”, “Produção comercial de quelônios na Amazônia”, “Mandioca – sistema bragantino (seleção de mudas)”, tudo voltado para produtores rurais e agroextrativistas, técnicos, extensionistas e acadêmicos. A programação da tarde será encerrada com a “Demonstração de Método: uso da energia fotovoltaica”, voltada para produtores rurais e agroextrativistas, técnicos, extensionistas e acadêmicos.

O último dia de ExpoVale terá a “Demonstração de Método: insumos orgânicos (escolas)”, instruída pelo Rurap, Embrapa e Fundação Jari, tendo alunos de escolas de ensino básico como foco. Produtores rurais e técnicos extensionistas participarão do minicurso “Criação de galinha caipira”, coordenado pelo Rurap. Pecuaristas e produtores rurais poderão participar da oficina “Carne bubalina”, coordenada pela SDR, Rurap e Acriap.

A programação do período da tarde começará com a “Demonstração de Método: ração alternativa”, instruída pela Fundação Jari, tendo como público-alvo produtores rurais e agroextrativistas, técnicos, extensionistas e acadêmicos. O “Uso de drones na produção rural” será o último minicurso a ser realizado na 3ª ExpoVale, voltado para produtores rurais e agroextrativistas, técnicos, extensionistas e acadêmicos.

A palestra “Registro de produtos da agricultura familiar”, voltada para produtores rurais e agroextrativistas, técnicos, extensionistas e acadêmicos, será ministrada pela Agência de Inspeção e Defesa Agropecuária do Amapá (Diagro), encerrando a programação técnica do evento.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Fala do Presidente da Aprosoja-AP, Daniel Sebben, durante sanção da Nova Lei Fundiária

Redação Portal do Agro

Aprosoja recebe a imprensa para um balanço do ano no mercado de grãos

Redação Portal do Agro

Polícia Civil desbarata quadrilha especializada em roubo de gado no interior do Amapá

Redação Portal do Agro