Portal do Agro
Estado permanece com certificação de 'Livre da Febre Aftosa', conquistado em 2017 | Foto: José Baia
Destaque Notícias

Criadores do Amapá batem meta de vacinação do gado contra a aftosa

Pelo quinto ano consecutivo o Amapá supera a meta de vacinação contra a febre aftosa. O relatório oficial aponta que a campanha de vacinação, realizada pelo Governo do Estado, atingiu o total de 97,1% do rebanho de bovinos e bubalinos em 2019.

Esse relatório foi entregue na sexta-feira, 13, ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A campanha de vacinação é de responsabilidade da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro).

O percentual ultrapassa o índice mínimo de 90% de cobertura vacinal estabelecido pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção de Febre Aftosa (PNEFA). O resultado garante, ao estado, a permanência da certificação de “Livre de Aftosa com Vacinação”, conquistada em 2017.

Conforme o relatório, o Amapá aumentou em 18,7% a cobertura vacinal de rebanho entre os anos de 2014 e 2019. A campanha intensificada mudou os índices do período de 2011 a 2014, quando o estado teve queda de 9,2 % no trabalho de erradicação e prevenção da doença.

Durante encontro com representantes da Diagro e Associação de Criadores do Amapá (Acriap), o governador do estado, Waldez Góes, ressaltou os índices positivos apresentados. Segundo o chefe do Executivo Estadual, o Amapá segue no caminho certo para garantir maiores investimentos no setor agropecuário.

“O Amapá é um estado em potencial para produzir alimentos, e para isso é necessário que haja segurança sanitária. Com esse novo índice podemos dizer que estamos preparados para produzir para o mercado interno e externo”, destacou.

Para o diretor-presidente da Diagro, Álvaro Cavalcante, a marca vai possibilitar que os pecuaristas possam comercializar rebanhos e produtos derivados para outros estados, e, até, para fora do país.

“A certificação veio para qualificar nossos produtos, possibilitando que a gente possa fazer negócios com outros estados. Isso já incentivou um aumento na criação”, ressaltou Cavalcante.

A nova meta é alcançar, até 2021, a certificação de “Estado Livre da Aftosa sem vacinação”, que vai possibilitar ao Amapá entrar na posição de exportador de carne e gado competindo com outros países.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Mourão vai debater com produtores rurais combate ao comércio ilegal

Redação Portal do Agro

TUBERCULOSE BOVINA – ESTUDOS APONTAM A POSSIBILIDADE DE UMA VACINA

Marcus Rezende

Combate ao Coronavírus não pode levar o Brasil a parar de produzir alimentos, diz CNA

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies