Portal do Agro
Mesmo diante dos impactos da pandemia do covid-19, setor apresentou alta de 1,2% | Foto: PointImages
Notícias

Estudo aponta que PIB do agro é destaque no 2° trimestre de 2020 no país

Mesmo diante dos impactos da pandemia do covid-19, a agropecuária apresentou alta de 1,2% no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no segundo trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na terça (1º), e analisados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). 

Segundo Comunicado Técnico da CNA, apesar do crescimento menor que o esperado pelo mercado nos meses de abril, maio e junho, o setor agropecuário segue em destaque, e descolado dos demais setores como o único com expectativa de crescimento em 2020.

A soja (5,9%), o arroz (7,3%) e o café (18,2%) têm sido os principais destaques da produção no início deste ano, conforme estimativas recentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “O auxílio emergencial de R$ 600 minimizou os impactos econômicos na parcela mais vulnerável da população, garantindo sustentação de demanda, principalmente de alimentos e outros bens de consumo básicos”, diz o estudo.

De acordo com a CNA, apesar do crescimento verificado no trimestre, o setor não está imune à crise. Segmentos como os de hortaliças, frutas, leite, e produtos da aquicultura sofrem os impactos da queda do consumo das famílias.

Exportações

A soja (5,9%), o arroz (7,3%) e o café (18,2%) têm sido os principais destaques da produção no início deste ano

O resultado do PIB agropecuário também foi influenciado pela demanda externa. “A Peste Suína Africana na China e o impacto do Covid-19 no processamento de carne nos EUA tem sustentado a demanda internacional por proteínas brasileiras, amenizando os efeitos negativos da menor demanda doméstica pelo produto, especialmente dos cortes mais nobres”.

A procura da China por soja e carnes brasileiras, segundo a análise da CNA, explica o resultado positivo do setor no segundo trimestre de 2020. “Só para a China, o crescimento das exportações brasileiras do agro foi de 30,3% no primeiro semestre de 2020, frente ao mesmo período de 2019”.

PIB Brasil

A agropecuária apresentou alta de 1,2% no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no segundo trimestre

O Produto Interno Bruto do Brasil no segundo trimestre de 2020 apontou quedas de 9,7% frente ao primeiro trimestre desse ano, e de 11,4% na comparação com o mesmo trimestre de 2019. Foram as piores retrações econômicas de toda a série histórica do IBGE, iniciada em 1996.

Clique aqui para ler o estudo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Mudanças climáticas podem afetar produção de grãos, alerta pesquisador

Redação Portal do Agro

Diplomatas na Ilha do Marajó para conhecer fazenda do melhor queijo de búfala do país

Redação Portal do Agro

Amapá se organiza para produzir biocombustível a partir do cultivo da batata-doce

Redação Portal do Agro