Portal do Agro
Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que estará no Amapá dia 5
Destaque Notícias

Ministro Blairo Maggi confirma visita ao Amapá dia 5 para chancelar o fim da aftosa

Cleber Barbosa, da Redação

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, confirma viagem ao Amapá a ser feita no próximo dia 5 de dezembro, quando cumprirá agenda oficial que inclui a declaração do estado como livre da febre aftosa – com vacinação. A notícia deverá ser muito comemorada no setor do agronegócio local, pois de todos os estados do país, apenas o Amapá, Roraima, Amazonas e uma pequena parte do Pará não estavam livre da doença, o que impede o Brasil de ter reconhecimento internacional e gera perda de competitividade.

O trabalho de livrar o Amapá da aftosa remonta ainda os idos da década de 1960, daí esse reconhecimento ser considerado um feito histórico. “São cinquenta anos de luta até a gente conseguir resolver esse problema, em conjunto com o Ministério da Agricultura, Governo do Estado e a iniciativa privada, todos mobilizados em prol dessa causa”, diz Jesus Pontes, presidente da Associação dos Criadores de Animais do Amapá (Acriap).

Entre os compromissos do ministro no Amapá é dado como certo um encontro com operadores do agronegócio e uma visita ao Porto de Santana, que passa a ter papel fundamental no arrojado projeto de escoar a produção de grãos do Centro-Oeste.

Leia também

No dia 6 de setembro deste ano, o Governo Federal enviou um representante ao Amapá. O representante foi Heitor Medeiros, que é coordenador-geral de sanidade vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que esteve reunido com autoridades do estado para detalhar o protocolo a ser seguido até a consolidação do reconhecimento que se dará agora com a vinda do ministro Blairo Maggi.

Assista ao vídeo

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Parceria entre CNA e Banco do Brasil abre novas possibilidades de crédito rural

Redação Portal do Agro

Dia de Cooperar no Amapá integrará os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Redação Portal do Agro

Prorrogado prazo para produtores fazerem registro no Cadastro Ambiental Rural, o CAR

Redação Portal do Agro