Portal do Agro
Sede do Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá, em Macapá
Destaque Notícias

Órgão de licenciamento ambiental do Amapá é novamente alvo de operação da PF

Cleber Barbosa, da Redação

O principal órgão de licenciamento ambiental do Amapá, o IMAP (Instituto do Meio Ambiente e Territorial) foi novamente alvo de uma operação da Polícia Federal em Macapá. Na última quinta-feira (14) agentes e delegados da PF saíram às ruas da cidade para cumprir mandado de prisão contra o ex presidente do instituto, Bertoldo Dewes, além de intimações para produtores de soja prestarem esclarecimentos na sede da Superintendência da PF na capital do estado.

Batizada como Operação Shoyu, a ação foi desencadeada a pedido do Ministério Público Federal (MPF), que instituiu procedimento para investigar o caso, que acusa o ex presidente do IMAP de chefiar o que procuradores definem como “organização criminosa”. Um servidor do órgão , cujo nome não foi divulgado, foi afastado da função pública. O caso tem a ver com uma conhecida falta de sintonia entre os órgãos de licenciamento ambiental federais e estaduais, que resultou na aplicação multas e o embargo de várias propriedades rurais.

Outro lado

A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Amapá (APROSOJA-AP) manifestou-se por meio de nota, onde se diz surpresa com a deflagração da operação, sem ter sido precedida por qualquer pedido de informações ou mesmo ter sido intimada a prestar esclarecimentos, mas ainda assim “manifesta irrestrito suporte às investigações que o caso requer”.

Ainda através desse comunicado, a APROSOJA hipoteca todo apoio a seus associados, seja no âmbito jurídico, administrativo ou pessoal. “No sentido de ao mesmo tempo franquear às autoridades policiais, reapresentando as informações e toda a documentação às autoridades competentes, como também garantir o contraditório e a ampla defesa”, reforça o documento.

Íntegra da nota de esclarecimento da Aprosoja-AP

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Presidente da Federação de Agricultura elogia mobilização política em torno do agronegócio

Redação Portal do Agro

Entidade lança campanha para esclarecer dúvidas sobre biofertilizantes

Redação Portal do Agro

Fala do Presidente da Aprosoja-AP, Daniel Sebben, durante sanção da Nova Lei Fundiária

Redação Portal do Agro