Portal do Agro
Uma das novidades para visitação é o Memorial das Orquídeas de Teresa Leite Chaves | Fotos: Max Renê
Destaque Notícias

Orquidário Municipal do Bioparque busca a conservação de orquídeas nativas

Buscando integrar o público e a natureza, o Bioparque da Amazônia, antigo Parque Zoobotânico, que ficou fechado por vinte anos e será reaberto pela Prefeitura de Macapá no dia 25 de outubro, conta agora com novas atrações. Uma das possibilidades de visitação é o Memorial das Orquídeas de Teresa Leite Chaves, nome dado em homenagem à criadora Terezinha Leite Chaves Pinto.

Fátima Almeida, agente de defesa ambiental do Bioparque, está na coordenação do Orquidário Municipal há cinco anos e conta que não tinha ideia de como cuidar de orquídeas, mas, com esforço e dedicação, aprendeu e continua aprendendo. “Orquídeas não precisam de terra, os insumos são leves, como o caroço do açaí. Facilita a drenagem de água e evita fungos”, relata a agente.

O Orquidário do Bioparque tem apenas sete meses e abriga espécies nativas, catalogadas graças ao projeto Orquídeas do Amapá. Ao todo, são 242 espécies de orquídeas e 74 de bromélias mantidas por meio do trabalho dos agentes e da parceria com o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). “O Amapá é um dos maiores celeiros de orquídeas do Brasil. Muitas delas ainda não catalogadas. Nosso trabalho principal aqui é preservar as orquídeas do município”, afirma Fátima.

Bioparque da Amazônia

O Parque Zoobotânico Municipal ficou fechado por 20 anos. Agora, Bioparque da Amazônia, é um complexo composto por 107 hectares e três ecossistemas. Dia 25 de outubro de 2019 a Prefeitura de Macapá reabrirá o espaço, que conta agora com ambientes de vivência, meliponário, redário, trilhas por terra e aquáticas, áreas de exposição, lanchonete e orquidário.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Lideranças empresariais e produtores lançam pelo Jari movimento “Amapá que Produz”

Redação Portal do Agro

Coordenação da carreata do setor produtivo diz que manifestação alcançou seus objetivos

Redação Portal do Agro

Lideranças políticas do Amapá em Brasília para acelerar processo de regularização fundiária

Redação Portal do Agro