Portal do Agro
O portal reúne base de dados da produção científica e tecnológica do Amapá
Destaque Notícias

Produção científica da Embrapa Amapá já está disponível na Plataforma Sacaca

Os títulos de toda a produção bibliográfica e técnica dos pesquisadores da Embrapa Amapá já estão disponíveis na Plataforma Sacaca (http://plataforma.sacaca.ap.gov.br/index.jsf), um portal desenvolvido pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Amapá (Setec) com o objetivo de reunir, organizar e disponibilizar o conhecimento gerado pelas instituições de pesquisa que atuam no Amapá. A cerimônia de lançamento da ferramenta ocorreu na última sexta-feira, 06/04, na Universidade do Estado do Amapá (Ueap) reunindo gestores, pesquisadores e analistas das diversas instituições científicas e tecnológicas do estado. “A Plataforma Sacaca é uma grande ferramenta para a prospecção de tecnologias e parcerias da Embrapa Amapá. Pois facilitará o mapeamento da ciência amapaense, possibilitando a valorização de nossos cientistas e instituições”, destacou Jamile Araújo, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Amapá, que esteve no evento junto com o supervisor de Transferência de Tecnologias, Daniel Montagner, e os pesquisadores Adilson Lopes e Adriano Marini.

Na ocasião, o secretário de Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, explicou o funcionamento do portal onde é possível visualizar indicadores, realizar buscas, localizar pesquisadores, visualizar seus currículos, identificar o que está sendo pesquisado e produzido. O próximo passo é possibilitar a inserção de mais dados como notícias, objetos de aprendizagem, entre outros conteúdos. “Estamos lançando hoje um novo e inovador modelo de instrumento de propagação científica, onde se concentram, em um único lugar, todas as informações das pesquisas realizadas em nossas universidades e instituições que usam ou fazem ciência no Amapá”, enfatizou Pontes.

Até esta segunda-feira, 9/4, a Plataforma Sacaca reunia indicadores relativos a 4.633 pesquisadores vinculados à Universidade Federal do Amapá (Unifap), Embrapa Amapá, Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), totalizando 46.555 mil produções bibliográficas, 14.395 mil produções técnicas e 42 patentes. Entre o conteúdo disponibilizado na plataforma, estão a produção técnica dos pesquisadores e analistas da Embrapa Amapá que atuam nos núcleos de sistemas sustentáveis de produção agropecuária, de proteção de plantas, de aquicultura e pesca, de conservação e uso dos recursos da biodiversidade, de recursos florestais e setor de prospecção e avaliação de tecnologias. 

 

Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Núcleo de Comunicação Organizacional | Embrapa Amapá

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Portal do Agro e OAB promovem debate sobre alternativas econômicas

Redação Portal do Agro

Comissão Nacional do Café debate liberação antecipada dos recursos do FUNCAFÉ

Redação Portal do Agro

Lideranças da Federação de Agricultura falam do CNA Jovem

Redação Portal do Agro