Portal do Agro
Órgão responsável pelo monitoramento do clima no estado indica inverno bastante rigoroso para o Amapá.
Notícias

Dezembro indica chuvas acima da média no Amapá, prevê meteorologia

Os produtores rurais amapaenses devem se preparar para um inverno bastante rigoroso. É o que indicam os modelos climatológicos do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa).
De acordo com o meteorologista e gerente da Sala de Situação do Amapá (SSAP/NHMET), Jefferson Vilhena, o período de chuvas no estado começou cedo e deve se prolongar até agosto ou setembro do ano que vem.
“Pelo que já pudemos observar, as chuvas em 2020 bateram recorde. Eram esperados aproximadamente 2.500 milímetros de chuva este ano, mas choveu bem acima disso. É provável que o volume de chuvas para este período chuvoso que já estamos vivendo sejam acima do volume”, prevê o meteorologista.
O meteorologista ressalta que a média climática para dezembro indicava aproximadamente 132 milímetros de chuva, porém, pode chover 60% a 70% a mais que esse volume.
“É possível que neste mês chova de 200 a 230 milímetros, fazendo com que dezembro fique na média de novembro”, informou Jefferson.
Segundo ele, essas chuvas tendem a cair na região metropolitana (Macapá, Santana e Mazagão), além dos municípios de Oiapoque, Calçoene, Amapá, Ferreira Gomes e Pedra Branca do Amapari.
Nos municípios da região sul – Laranjal do Jari e Vitória do Jari – o volume de chuvas tende a ser bem menos proporcional do que nos municípios acima citados.

Veranico

O tempo aberto, com dias de céu claro e poucas nuvens, deste início de dezembro, são descritos pela meteorologia como “veranico”. O meteorologista explica também que esses períodos normalmente ocorrem de 3 dias a uma semana, apresentando chuvas em áreas isoladas.
Novembro
As chuvas do mês de novembro foram responsáveis por bater todos os recordes já registrados pelo NHMET no Amapá. A previsão feita pelo órgão para o mês era de 150 a 200 milímetros, quando a média esperada seria de aproximadamente 60 milímetros.
Segundo o meteorologista, o acumulado mensal ficou próximo aos 400 milímetros de chuvas no mês de novembro.
“Em uma única chuva registramos 70 milímetros de chuva, isso em menos de uma hora. Um recorde para a nossa região”, pontuou o meteorologista.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Projeto de composteira híbrida criado por estudantes do Amapá recebe prêmio no RS

Redação Portal do Agro

Amapá perde 24 mil cabeças por ano em casos de roubo de gado

Redação Portal do Agro

Abertas as inscrições de trabalhos para congresso de agricultura de precisão e digital

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies