Portal do Agro
Especialista fala dos hábitos alimentares do amapaense e ainda os melhores chazinhos na pandemia.
Gastronomia

Os melhores – e piores – acompanhamentos para o açaí nosso do dia a dia

Laura Machado, jornalista.

Em entrevista ao programa de rádio Café com Notícia, na Diário FM, o nutricionista e criador de conteúdo, Ytalo Ruan, falou sobre a alimentação natural e acessível, e também explicou sobre os ingredientes indispensáveis no prato do nortista. “Nas últimas décadas criou-se um estigma de que a nutrição é cara e impossível, que não é prazerosa e que não é para todo mundo, apenas para quem tem dinheiro para investir nisso. E estamos aí lutando contra esse preconceito. Poucas regiões no mundo são tão ricas quando as nossas terras, temos uma diversidade de legumes, frutas que só têm aqui, é importante que usemos isso ao nosso favor”, explica Ytalo.

No norte, mais especificamente no estado do Amapá, o açaí é um fruto que não pode faltar na mesa de um bom tucujú. Além de ser antioxidade, o ‘roxinho’ é uma ótima fonte de vitaminas. No entanto, o nutricionista destaca que é importante ter cuidado com os adicionais na hora de ingerir.

Acompanhamentos

O nutricionista e criador de conteúdos Ytalo Ruan | Foto: Joelson Palheta/DA

“O açaí é um alimento que temos que exaltar, só que às vezes as pessoas acabam colocando outras coisas dentro. O problema é fazer o pirão com muito açúcar e farinha, o que tira todo o potencial dele. O açaí é um alimento antioxidante, com muito ferro, além de ser energético e por isso ele ficou famoso fora do norte, por essa propriedade. Mas o ideal é tomar ele puro, sem açúcar e sem outros adicionais“, afirma.

“A grande questão do que vemos no prato do nortista é o açaí, sempre tem! E isso não é ruim não, o açaí é um alimento incrível, e sempre vem acompanhado de uma proteína. O brasileiro também consome muito o feijão e o arroz, mas acaba faltando nesse prato as leguminosas, as hortaliças, que são justamente as partes mais baratas na hora de compor uma refeição”.

Cultura do açaí

O nutricionista defende que a alimentação pode ser uma aliada no combate à doenças e até mesmo diminuir os impactos de algumas alergias como a rinite e a sinusite. Um estudo publicado na revista ‘The Lancet’ mostra que a alimentação inadequada é um fator de risco responsável pelo maior número de mortes pelo mundo. De acordo com a pesquisa, uma dieta ruim pode matar até mais do que o hábito de fumar. “Lutamos muito pelo básico. Não temos um momento para ir nas escolas, conversar, orientar. Muita doenças podem ser evitadas e podemos diminuir os riscos também”.

Enxaqueca

Diminuir o consumo de açúcar refinado é extremamente importante para evitar crises de enxaqueca. O excesso de histamina também é prejudicial e pode ser encontrado em alimentos como tomate, chocolate, vinho tinto e vários embutidos.

A cafeína também é muito perigosa para pessoas que tem crises de enxaqueca. Bebidas alcoólicas, assim como o excesso de sódio, também contribuem negativamente. O ideal é excluir da dieta qualquer tipo de tempero industrializado.

O que pode ajudar: Beber água, controlar o consumo de açúcar refinado, dar preferência a grãos, legumes e verduras. Magnésio é muito importante, e pode ser achado em itens como aveia, abacate e em folhas verdes escuras.

TPM

De acordo com o profissional, é interessante que seja reduzido o consumo de carne vermelha. Nesse período existe um aumento fisiológico de glutamato, e essas proteínas ajudam a aumentar ainda mais, isso resulta na vontade excessiva de comer doces, causando até mesmo irritabilidade, tudo por conta do aumento de glutamato. Se o fluxo menstrual for muito intenso, aconselha-se uma dieta mais vegetariana.

O sono também é muito importante. É nele que proteínas, antioxidantes e algumas vitaminas são melhores sintetizadas.

O que pode ajudar: chá de folha de amora, erva cidreira e camomila. Como fonte de triptofano (cacau 100%, abacate, aveia, grão-de-bico, castanha-do-pará, chia, chocolate 70%).

Pré-treino

Alguns alimentos que ajudam a acelerar o funcionamento do organismo e funcionam como vasodilatadores, podem ser indicados como um lanche antes da atividade física, estão inclusos na lista: açaí, beterraba e a cúrcuma. A preparação pode variar entre sucos e até vitaminas. “Centenas de estudos mostram o suco de beterraba como um complemento na alimentação de atletas”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Pizza frita: ative o modo pizzaiolo e faça a sua receita em casa

Redação Portal do Agro

O preço do arroz subiu? Bora substituir o cereal em grande estilo

Redação Portal do Agro

Chef Lia Madeira apresenta a receita de Sopa de Creme Suiço

Cleber Barbosa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies