Portal do Agro
Estado se prepara para buscar o status de Livre Sem Vacinação, prevista para 2022 | Foto: Ailton Leite
Notícias

Amapá avança para certificação como estado livre da aftosa sem vacinação

Da Redação

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro) celebra seus 19 anos de criação. Para comemorar a data, servidores do órgão participaram de um café da manhã onde as conquistas e realizações foram lembradas. Entre essas conquistas apontadas pelo diretor está a certificação do estado no status de livre de aftosa com vacinação.

Em pronunciamento, o diretor-presidente da Diagro, Alváro Cavalcante, ressaltou o importante trabalho realizado pelos antigos gestores que contribuíram para o crescimento e fortalecimento da instituição. “Cada um que esteve à frente da Diagro durante esse tempo tem seu papel importante na construção da história do órgão. Hoje é um dia para celebrarmos as importantes conquistas para a sociedade amapaense”, pontuou o diretor.

O dirigente da autarquia estadual diz que a mobilização tem um propósito. “Essa foi uma importante missão que nossos servidores abraçaram. É bom lembrar que os produtores tiveram papel essencial nessa campanha que colocou o estado não somente no cenário nacional, mas internacional”, lembrou.

O diretor acrescentou que o Estado agora trabalha para conquistar a Certificação de Livre de Aftosa Sem Vacinação. A previsão era para este ano, mas, devido a pandemia, o prazo foi estendido para 2023.

A auditora fiscal agropecuária e médica veterinária, Romilda Trindade, a história da Diagro se resume em antes e pós-concurso para o quadro técnico da instituição. Ela lembrou que antes do certame, o órgão atuava de forma educativa, emitindo as Guias de Transito de Animais (GTA), mas não havia uma fiscalização mais rigorosa porque o órgão não possuía fiscais agropecuários concursados. “O concurso de 2009 foi importante, pois, a partir deste momento, a Diagro passou a fiscalizar e autuar o produtor que não estivesse de acordo com a lei”, lembrou a fiscal.

Outras ações

Falando ao PortaldoAgro.com, o dirigente da Diagro adianta que a atuação da instituição não se resume somente ao combate da aftosa. O órgão também desenvolve trabalhos importantes como as inspeções sanitárias em abatedouros e demais estabelecimentos de produtos agropecuários.

Há ainda as fiscalizações de inspeção da qualidade junto aos produtores de farinha, leite, queijo e ovos, além da carne, visando certificar esses produtos que vão parar na mesa dos amapaenses. “Temos que reconhecer a importância do trabalho de nossos fiscais agropecuários, de nossos técnicos de campo que atuam no interior, sem eles, nossa história também não seria escrita”, frisou.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Embrapa amplia capacidade de Banco de Dados agrícolas e agroindustriais do Brasil

Redação Portal do Agro

Soja: Manejo integrado de pragas pode gerar economia de até R$ 125/ha

Redação Portal do Agro

Falando pela CNA, economista defende a reestruturação da política agrícola do país

Redação Portal do Agro