Portal do Agro
Estado se prepara para buscar o status de Livre Sem Vacinação, prevista para 2022 | Foto: Ailton Leite
Notícias

Amapá avança para certificação como estado livre da aftosa sem vacinação

Da Redação

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro) celebra seus 19 anos de criação. Para comemorar a data, servidores do órgão participaram de um café da manhã onde as conquistas e realizações foram lembradas. Entre essas conquistas apontadas pelo diretor está a certificação do estado no status de livre de aftosa com vacinação.

Em pronunciamento, o diretor-presidente da Diagro, Alváro Cavalcante, ressaltou o importante trabalho realizado pelos antigos gestores que contribuíram para o crescimento e fortalecimento da instituição. “Cada um que esteve à frente da Diagro durante esse tempo tem seu papel importante na construção da história do órgão. Hoje é um dia para celebrarmos as importantes conquistas para a sociedade amapaense”, pontuou o diretor.

O dirigente da autarquia estadual diz que a mobilização tem um propósito. “Essa foi uma importante missão que nossos servidores abraçaram. É bom lembrar que os produtores tiveram papel essencial nessa campanha que colocou o estado não somente no cenário nacional, mas internacional”, lembrou.

O diretor acrescentou que o Estado agora trabalha para conquistar a Certificação de Livre de Aftosa Sem Vacinação. A previsão era para este ano, mas, devido a pandemia, o prazo foi estendido para 2023.

A auditora fiscal agropecuária e médica veterinária, Romilda Trindade, a história da Diagro se resume em antes e pós-concurso para o quadro técnico da instituição. Ela lembrou que antes do certame, o órgão atuava de forma educativa, emitindo as Guias de Transito de Animais (GTA), mas não havia uma fiscalização mais rigorosa porque o órgão não possuía fiscais agropecuários concursados. “O concurso de 2009 foi importante, pois, a partir deste momento, a Diagro passou a fiscalizar e autuar o produtor que não estivesse de acordo com a lei”, lembrou a fiscal.

Outras ações

Falando ao PortaldoAgro.com, o dirigente da Diagro adianta que a atuação da instituição não se resume somente ao combate da aftosa. O órgão também desenvolve trabalhos importantes como as inspeções sanitárias em abatedouros e demais estabelecimentos de produtos agropecuários.

Há ainda as fiscalizações de inspeção da qualidade junto aos produtores de farinha, leite, queijo e ovos, além da carne, visando certificar esses produtos que vão parar na mesa dos amapaenses. “Temos que reconhecer a importância do trabalho de nossos fiscais agropecuários, de nossos técnicos de campo que atuam no interior, sem eles, nossa história também não seria escrita”, frisou.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

TERRORISMO INTERNACIONAL ATRAPALHA O TRANSPORTE DE ANIMAIS VIVOS MAR VERMELHO

Marcus Rezende

Exportações de carne de frango crescerão 25% no mundo e 32% no Brasil, apesar de preço crescente

Redação Portal do Agro

Presidente da Aprosoja-AP fala em rede nacional sobre metas para o setor no Amapá

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies