Portal do Agro
Arábia retoma importação de carne bovina brasileira após embargo a frigoríficos por caso atípico de “vaca louca” | Foto: Márcio Cotini
Colunistas

Marcus Rezende: A retomada de negócios com a Arábia Saudita

Marcus Rezende, Colunista

O Brasil ganhou na semana passada, mais precisamente na quinta-feira dia 16 de setembro, a condição de retornar as exportações de carne bovina para a Arábia Saudita, segundo o Saudi Food and Drug Authority (SFDA), agência governamental que regula alimentos e medicamentos daquele país.

O país Árabe havia suspenso as importações de carne bovina de cinco frigoríficos de Minas Gerais desde o dia 06 de setembro, após os primeiros reportes da suspeita do caso de encefalopatia espongiforme bovina (mal da vaca louca) no estado. No dia 13 de setembro, após testes laboratoriais realizados por laboratórios nacionais e internacionais, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) confirmou o caso como “caso atípico” da doença e sem risco de transmissão para outros animais e seres humanos.

O embargo atingiu plantas frigoríficas de Pará de Minas, Ibirité, Campo Belo, Carlos Chagas e Contagem, e afetou a escala frigorífica dessas indústrias, com consequente queda no preço da arrouba em todo o país, que se espera retornar aos patamares anteriores após a comprovação de que o Brasil continua livre da doença na forma clássica.

Aspecto de exemplares de gado de corte no confinamento, a chamada carcaça | Foto: Marcus Rezende

O colunista

(*) Marcus Rezende é Médico Veterinário com Mestrado em Ciência Animal, MBA em Gestão Empresarial e Marketing com mais de 15 anos de experiência nos mercados Brasileiros e América Latina. Colunista do Canal Terra Viva, do Portal do Agro e nesse ano estará escrevendo também para o Jornal Cooasgo., além de Gerente de Trade Marketing da Sumitomo Chemical. Autor e coautor de livros e cartilhas voltadas para o agronegócio e saúde animal, além de diversos artigos científicos, Marcus é colunista do Portal do Agro. (Insta: marcus.rezend – LinkedIn: marcus.rezende)
DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

TUBERCULOSE BOVINA – ESTUDOS APONTAM A POSSIBILIDADE DE UMA VACINA

Marcus Rezende

FDA APROVA NOVO ANTIBIÓTICO PARA O TRATAMENTO DA DOENÇA RESPIRATÓRIA EM BOVINOS E SUÍNOS

Marcus Rezende

AUMENTO DE OFERTA FREIA EXPETATIVA DE ALTA DO BOI GORDO

Marcus Rezende

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies