Portal do Agro
Com a tecnologia é possível planejar o plantio, tratamento da semente e compra de insumos em uma única plataforma.
Artigos

Como agricultura digital vem revolucionando a produção das fazendas

Da Redação

O planejamento do plantio de cada safra, desde a escolha da variedade e sementes corretas, velocidade de semeadura, manejo de pragas e doenças, até a colheita, é essencial para garantir a produtividade e a rentabilidade de uma propriedade rural. Com o Farmbox, software de gestão de fazendas, é possível organizar a semeadura e prever seu resultado, geral e por talhão, em uma única plataforma.

Na ferramenta de planejamento de safra do Farmbox, o gestor terá acesso ao histórico da área nas safras anteriores, janela de plantio e a influência da data de plantio em relação à produtividade alcançada, gestão da equipe e compra de insumos. “É possível planejar cada talhão, com informações específicas daquela área, como custos e produtividade, incidência de pragas e chuvas e até estimar a produção, além de traçar uma meta”, explica o CEO da Checkplant/Farmbox, André Cantarelli.

O software calcula o volume necessário de semente de cada variedade e estima o prazo ideal de plantio por talhão. “A ferramenta também gera a quantidade estimada de insumos e relatórios para o produtor fazer as cotações dos produtos”, diz Cantarelli.

Com o Farmbox, o produtor consegue ter uma visão prévia de como serão os dias de semeadura, visualizando o rendimento operacional x janela de plantio. Além desse planejamento inicial, após o início da semeadura é possível iniciar as avaliações em campo, como distribuição de semente e falhas de plantio e a eficiência da operação, facilitando inclusive a rápida tomada de decisão para uma nova estratégia, se necessária. Todas as informações podem ser acompanhadas pelo smartphone ou computador, de qualquer lugar.

Para se entender a importância desse planejamento, no milho segunda safra, por exemplo, o desafio é colher a soja no mês de janeiro sob condições de muita chuva e cumprir a janela ideal de plantio do milho safrinha até final de fevereiro. São de 40 a 50 dias, nos quais a capacidade operacional e o planejamento são fundamentais para se realizar o duplo cultivo. Dessa forma, não se desfavorece a safrinha pela menor disponibilidade hídrica e redução da quantidade de horas de luz durante o desenvolvimento da cultura.

O Farmbox é uma plataforma completa de gestão, que compila dados e informações de campo como: estoques de insumos; mapas de infestação de pragas; frequência de monitoramento de cada talhão; agenda de aplicações; pluviometria; previsão de colheita e de custos de produção, de produtividade e rentabilidade total ou por talhão, entre outros, para o planejamento completo de cada safra e a melhor tomada de decisão do produtor.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

O leite de búfala e as suas nobres propriedades nutraceuticas

Cleber Barbosa

AGROPECUÁRIA, A TERRA PROMETIDA DE PROFISSIONAIS DA TECNOLOGIA AO ATINGIR R$ 1,2 TRI

Juan Monteiro

Logística: “Vamos precisar de um navio maior”.

Cleber Barbosa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies