Portal do Agro
Produtores aprovam pautas ligadas à sustentabilidade e segurança jurídica | Fotos: Divulgação
Notícias

Aprosoja promove 1º Congresso Brasileiro dos Produtores de Soja

Da Redação

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja promoveu nesta sexta-feira (5/8) o 1º Congresso Brasileiro dos Produtores de Soja (CBPS 2022). O evento aconteceu no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, e reuniu cerca de 200 produtores rurais associados às 16 Aprosojas estaduais.

O objetivo central foi aprovar a pauta nacional da entidade para os próximos quatro anos, além de reforçar o papel da sustentabilidade como diferencial competitivo da soja brasileira.

A parte da manhã do Congresso foi dedicada à apresentação de dados científicos para produtores e representantes do corpo diplomático de países consumidores da soja brasileira, entre eles África do Sul, Alemanha, Egito, Holanda, Malta, Portugal, Reino Unido, Rússia e Turquia.

No painel de sustentabilidade, o pesquisador do Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior da Agricultura da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), professor Carlos Eduardo Cerri, apresentou um estudo que evidencia o papel da soja como um aliado na redução das mudanças climáticas por meio do sequestro de carbono.

Na sequência, o engenheiro agrônomo e pesquisador Gustavo Spadotti, da Embrapa, falou sobre uso e ocupação do solo no Brasil e reforçou a importância dos serviços ambientais realizados pelos produtores rurais e seus benefícios como um diferencial da soja brasileira.

Já no segundo painel, o consultor Jeferson Souza, da Agrinvest, trouxe um panorama que explica os motivos para a elevação do preço dos fertilizantes no mundo.

Em seguida, o diretor da consultoria Pátria Agronegócios, Matheus Pereira, apresentou o cenário sobre o comportamento dos preços da soja e do milho aos produtores brasileiros.

À tarde a Aprosoja Brasil promoveu uma assembleia, em que foi deliberada a pauta da entidade para os próximos quatro anos, incluindo matérias em tramitação no Congresso Nacional como os projetos de lei dos Defensivos (PL 1.459/2022), o Licenciamento Ambiental (PL 2.159/2021), entre outros.

Debates

O evento aconteceu no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, e reuniu cerca de 200 produtores rurais.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Debate sobre lacunas tecnológicas nas zonas rurais propõe revolução agrícola digital

Cleber Barbosa

Mais de 3 mil produtores de leite já foram beneficiados pelo “Mapa Leite”

Redação Portal do Agro

A chegada da soja vai promover uma revolução na gastronomia do Amapá, diz especialista

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies