Portal do Agro
Produtores aprovam pautas ligadas à sustentabilidade e segurança jurídica | Fotos: Divulgação
Destaque

Aprosoja promove 1º Congresso Brasileiro dos Produtores de Soja

Da Redação

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja promoveu nesta sexta-feira (5/8) o 1º Congresso Brasileiro dos Produtores de Soja (CBPS 2022). O evento aconteceu no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, e reuniu cerca de 200 produtores rurais associados às 16 Aprosojas estaduais.

O objetivo central foi aprovar a pauta nacional da entidade para os próximos quatro anos, além de reforçar o papel da sustentabilidade como diferencial competitivo da soja brasileira.

A parte da manhã do Congresso foi dedicada à apresentação de dados científicos para produtores e representantes do corpo diplomático de países consumidores da soja brasileira, entre eles África do Sul, Alemanha, Egito, Holanda, Malta, Portugal, Reino Unido, Rússia e Turquia.

No painel de sustentabilidade, o pesquisador do Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior da Agricultura da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), professor Carlos Eduardo Cerri, apresentou um estudo que evidencia o papel da soja como um aliado na redução das mudanças climáticas por meio do sequestro de carbono.

Na sequência, o engenheiro agrônomo e pesquisador Gustavo Spadotti, da Embrapa, falou sobre uso e ocupação do solo no Brasil e reforçou a importância dos serviços ambientais realizados pelos produtores rurais e seus benefícios como um diferencial da soja brasileira.

Já no segundo painel, o consultor Jeferson Souza, da Agrinvest, trouxe um panorama que explica os motivos para a elevação do preço dos fertilizantes no mundo.

Em seguida, o diretor da consultoria Pátria Agronegócios, Matheus Pereira, apresentou o cenário sobre o comportamento dos preços da soja e do milho aos produtores brasileiros.

À tarde a Aprosoja Brasil promoveu uma assembleia, em que foi deliberada a pauta da entidade para os próximos quatro anos, incluindo matérias em tramitação no Congresso Nacional como os projetos de lei dos Defensivos (PL 1.459/2022), o Licenciamento Ambiental (PL 2.159/2021), entre outros.

Debates

O evento aconteceu no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, e reuniu cerca de 200 produtores rurais.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

ExpoBúfalo já movimentou mais de R$ 120 mil em linhas de crédito, diz AFAP

Redação Portal do Agro

Evento científico em Macapá debate a indicação de procedência de produtos rurais

Redação Portal do Agro

Pobreza nossa: a farsa da militância ambiental no estado do Amapá

Redação Portal do Agro